A Escala de Mohs: ferramenta avalia a dureza de um mineral

Friedrich Mohs

Por Erica Mendes

Criada pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs no ano de 1812, a Escala de Mohs avalia a dureza de um mineral e, portanto, a sua resistência ao risco. Formada por 10 minerais, a Escala tem graduação de 1 ao 10, sendo o elemento mais mole com dureza 1 e o mais duro da natureza com dureza 10. Quanto menor a dureza, maior a facilidade de ser riscado por outros elementos, ou seja, nesta escala, qualquer mineral risca o anterior e é riscado pelo próximo.

O talco é o mineral de menor dureza da escala e, por isso, pode ser riscado por qualquer um dos demais. Já o diamante é o mais duro, sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante. Para determinar a dureza de um mineral é necessário riscar o mineral padrão (da escala) com o mineral que se deseja classificar e verificar qual deles apresentou o risco em sua superfície.

A Escala de Mohs não segue um padrão regular para crescer em dureza. O diamante, por exemplo, é 140 vezes mais duro que a safira ou rubi, os quais, como coríndons, têm dureza 9.

Na prática, identificar essa propriedade do mineral é um fator importante tanto para escolher o tipo de matéria-prima (indústria) que irá compor a joia, quanto para orientar o cliente sobre o uso e armazenamento (varejo). A opala, por exemplo, tem dureza 5.5 a 6.5 e por ser frágil é mais indicada para brincos, colares e pingentes. A gema cravada em anel ou pulseira podem sofrer algum dano com o uso frequente, já que mãos e braços são órgãos bastante movimentados no dia a dia e podem colidir com algum outro objeto. Já o ouro puro (1000 ou 24k) tem dureza ainda mais baixa, 2,5 a 3, podendo ser facilmente amassado. Por isso, ele requer a fundição com uma liga metálica para aumentar sua dureza e resistência ao risco nas joias.

Curiosidades
A nossa unha pode riscar minerais ou elementos com durezas 1 e 2. Com uma navalha podemos riscar durezas de 5 a 7. O quartzo, de dureza 7, risca o vidro. Os vidraceiros do mundo inteiro usam o diamante para cortar o vidro.

1 comentário

Comentar

Seu email não será publicado