Check list de vendas: reveja os novos pontos cruciais para o sucesso da loja

Dicas para atualizar o seu negócio e garantir boas vendas

Por Débora Rodrigues

Poucas vendas são tão emocionais quanto comprar uma joia. Se para muitos produtos basta oferecer apenas qualidade, preço e bom atendimento, ao procurar presentear com algo tão único, o comprador quer levar uma história, uma emoção única, e não apenas um produto.

Os tempos mudaram, o varejo e o consumidor também, e muitas vezes é necessário rever alguns pontos estratégicos da loja para se manter no jogo. Reunimos aqui pontos essenciais que você precisa estar atento para garantir o sucesso da sua loja. Faça o check list com o foco em satisfazer ainda mais os seus clientes.

1. Não se apegue aos detalhes
A internet mudou a forma como os clientes compram joias. Foi-se a época em que para fazer as vendas eles buscavam primeiro conhecer detalhes técnicos como cor, claridade, corte e circunflexo. Hoje, os clientes que procuram números apenas costumam comprar on-line. As pessoas que entram em uma loja estão procurando por uma experiência de compra diferente, portanto, certifique-se de que sua equipe esteja focando suas vendas na beleza e no romance das joias, em vez de apenas detalhes técnicos. Se isso fosse tudo que o cliente queria, ele já teria comprado on-line.

2. Faça da sua loja um lugar acolhedor
Os clientes estão à procura de um lugar onde se sintam realmente bem preparados para fazer essa compra. Nada ajuda a criar essa atmosfera como associados de vendas amigáveis. Instrua sua equipe de vendas a sempre sorrir e reconhecer a natureza emocional da mercadoria. Mais do que qualquer coisa, seus representantes de vendas aparecerão convidando, recebendo os clientes quando chegarem e agradecendo-os quando saírem. Tenha certeza de que isso sozinho causará uma boa impressão.

3. Aprenda o que seu cliente procura
Toda pessoa que entra em sua loja está lá por um motivo. Eles estão comprando um presente de aniversário? Um anel de noivado? Um presente de aniversário para a mãe? Sua equipe de vendas deve sempre fazer perguntas significativas para descobrir exatamente o que o cliente quer e para que tipo de pessoa eles estão comprando. De vez em quando, eles se deparam com clientes que não têm idéia do que estão procurando, mas, na maioria das vezes, o cliente deve ser o único a orientar a venda.

4. Estabeleça uma conexão pessoal com quem compra
Como seus representantes estão aprendendo as necessidades do cliente, esta é uma ótima oportunidade para fazer conexões pessoais. Especialmente nas vendas de joias, a maneira como os clientes se sentem em relação aos vendedores é muito mais importante do que a joia a ser comprada. Seus representantes de vendas precisam estabelecer relacionamentos com seus clientes da forma mais rápida e autêntica possível, geralmente fazendo perguntas e oferecendo detalhes pessoais.

5. Crie uma marca única
Há muitos lugares onde um cliente pode comprar jóias, mas eles entraram na sua loja. Agora é a sua chance de diferenciar-se da concorrência, tornando o seu negócio único, com uma experiência excepcional em todos os sentidos. Ofereça aos seus clientes mimos como balas, água, café, chá, biscoitos ou qualquer outro item. Contrate uma equipe de vendas excepcional com suas próprias experiências de compra de jóias. Mesmo a ênfase na integridade profissional e na transparência da correspondência de preços pode diferenciar sua loja de outros tantos varejistas de jóias. Tudo o que você puder fazer para fazer os clientes lembrarem da sua loja, faça.

6. Aproveite as oportunidades de Marketing
Uma coisa que muitas joalherias não fazem é procurar oportunidades pequenas e inteligentes para serem notadas. Se sua empresa ganhou algum prêmio ou se você está vendendo uma marca com características especiais, lançou uma coleção avise as pessoas. Publique informações no seu site, nas vitrines ou no jornal local. Outro ótimo método é se juntar a outras empresas e encaminhar seus clientes uns aos outros. Apenas coloque o nome da sua loja lá fora. Se uma linha de jóias nova acabou de sair, certifique-se de que todos saibam que sua loja as tem.

7. Às vezes a melhor coisa a se dizer é nada
A joalheria é uma área de vendas exclusiva na qual a mercadoria é pequena o suficiente para que os clientes possam usá-la na loja. Treine seus representantes para que os clientes possam experimentar peças e segurá-las pelo tempo que quiserem. Eles podem fazer um discurso de vendas e fazer perguntas, mas às vezes a experiência de usar uma peça de joalheria é tudo que o cliente precisa. Deixe a joia se vender.

8. Confie na rotatividade
Este é um ótimo conselho para seus vendedores. Antes de deixar alguém sair da loja sem comprar, sempre apresente aos clientes um outro vendedor que tem potencial. O segundo funcionário pode ter um novo ângulo sobre a venda ou fazer um tipo diferente de conexão pessoal. Não importa o que, os clientes devem sempre falar com pelo menos duas pessoas antes de sair de sua loja.

9. Oferecer opções de financiamento aos clientes
Uma ótima maneira de aumentar as vendas e seu potencial de obter novos clientes é iniciar um programa de financiamento para sua empresa. Isso permite que até mesmo clientes sem crédito ou até mesmo poupança façam pagamentos progressivos ou arrendem uma joia. Anunciar aos clientes que você tem opções atrairá mais clientes para sua loja e comunicará que você está disposto a trabalhar com pessoas. E oferecer opções financeiras também não requer nenhum custo inicial.

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