Como garantir uma boa taxa de abertura dos e-mails no celular

Dicas importantes de como otimizar suas campanhas de e-mail marketing para visualização na tela do celular

Por Erica Mendes

Você sabia que 52% dos e-mails enviados entre maio de 2016 e abril de 2017 foram abertos em celulares, segundo o relatório Mobile Marketing 2018, publicado pela Gartner L2? Você sabia também que 71,6% das pessoas deletam um e-mail que não se adapta para leitura no celular, de acordo com uma recente pesquisa da Adestra? Ambos os dados deixam claro a necessidade de otimização e legibilidade do e-mail marketing para visualização nos dispositivos móveis.

A análise do Gartner L2 identificou uma grande diferença entre marcas que estruturam corretamente seus e-mails para se ajustarem na tela do celular e outras que enviam suas mensagens com textos e imagens distorcidos, sem considerar o conceito do design responsivo, conforme a ilustração a seguir:

O e-mail da H&M foi cuidadosamente adaptado para leitura no celular, com texto e imagens organizados para otimizar o espaço da tela e limitar a necessidade de rolagem. Enquanto que o e-mail da Madison Reed é mal reproduzido no dispositivo móvel, com texto que sobrepõe a foto. Fonte: Intelligence Report Mobile Marketing 2018 – Gartner L2

É importante ressaltar que os e-mails não otimizados podem prejudicar os esforços de branding: considerando que, geralmente, uma empresa gerencia milhares de destinatários, esse erro pode afetar significativamente a forma como os consumidores percebem a marca, colocando em risco sua reputação em cada campanha.

Além do design responsivo, a linha de assunto do e-mail desempenha um papel importante no sucesso dos esforços de marketing mobile de uma marca. Ela deve ser curta e objetiva. Em 2017, as campanhas de e-mail com assunto de 21 a 30 caracteres tiveram um desempenho muito melhor em relação aquelas com texto mais longo.

Também é importante adotar um template simples e clean e com diversas opções de botões clicáveis que redirecionam o leitor para aplicativos da marca ou para as diferentes áreas de produtos do site.



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