Conheça o Inbound Marketing, um novo conceito para conquistar o novo consumidor

Conheça o Inbound Marketing, um novo conceito para conquistar o novo consumidor

A competição acirrada no varejo modificou as relações entre o consumidor e a marca. Se antes bastava vender, hoje é importante estabelecer vínculos duradouros desde a atração pelo produto até as facilidades de compra.

Mas esse processo não acontece de um dia para o outro: é necessário planejamento e estudo específico para adentrar nas vontades e necessidades do consumidor, entregando-lhe o que é desejado. Ganhar o interesse de um público específico disponibilizando conteúdo relevante que promova uma conexão mais direta com o cliente é um dos pontos principais abordados pelo Inbound Marketing – um conceito que tem revolucionado o marketing digital.

O primeiro passo é conhecer o perfil do cliente para saber o que deve ser compartilhado e o que despertará interesse, afinal, com o advento das mídias digitais, as pessoas selecionam o que querem ler, ver, ouvir, e dessa forma, os usuários da rede tem total poder de descartar uma campanha indesejada, ou ainda, “curtir e compartilhar” o que lhe beneficia de alguma forma. Esse poder do consumidor demanda uma abordagem menos agressiva, e tem como objetivo conquistar, atrair e fidelizar o público, e para isso é importante saber se uma campanha está ou não surtindo bons resultados e que tipo de imagem a empresa está construindo. Mas devemos frisar que as pessoas são diferentes e reagem de formas distintas, por isso é tão importante delimitar que tipo de público se deseja atrair, pois o que funciona com um determinado grupo, pode ser um verdadeiro desastre com outro. É por essa razão que o sucesso do Inbound Marketing consiste em ser específico e criterioso na hora de criar um conteúdo digital. A aproximação só funcionará se o material certo for consumido pelas pessoas certas, trazendo informações que irão fazer sua marca ganhar autoridade no assunto divulgado. É dessa forma que se pretende transformar o visitante comum em um lead qualificado, permitindo que a empresa possa divulgar seus produtos e lançar novidades sem obrigar o usuário a conhecer sua campanha, mas através de um contato espontâneo, de forma que o cliente é atraído pelos produtos e lançamentos desenvolvidos pela empresa. Isso pode ser feito através de publicações cativantes em blogs, publicação de ebooks e whitepapers, divulgação de infográficos, criação de fóruns, vídeos online e conteúdos em mídias sociais, questionários, entre outros. Veja que essas ferramentas visam atrair o cliente por meio de um conteúdo de qualidade e isso só se torna possível quando existe planejamento e estudo sobre os desejos e necessidades desse cliente (questionários e fóruns apresentam grande valor nesse critério). É fundamental destacar que essa relação de fidelidade deve ser mantida e acompanhada mesmo após conquistar uma venda, visto que a competição no mercado está acirrada e o comprador, cada vez mais exigente. Neste caso, o serviço de atendimento ao consumidor é uma forma de manter esse elo fortalecido e ter sempre atualizada a forma como a empresa é vista. Somente assim a marca consegue não só manter o público fiel e satisfeito como também encontrar novos clientes, renovando-se e buscando as tendências mais atraentes. Criar conteúdo digital demanda saber qual conteúdo é relevante, e o que o mercado está desejando, fazendo desses conceitos a base da Inbound Marketing, os quais, associados à criação de material específico, trarão uma valiosa combinação para o sucesso de sua marca.

 

 

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