Content marketing: o conteúdo que faz a diferença

Compartilhar conhecimento por meio de conteúdo relevante, de interesse do público-alvo, pode gerar resultados promissores para a empresa

Erica Mendes

Com o advento da internet, o consumidor passou a gerenciar o seu próprio conteúdo e de forma muito mais seletiva e criteriosa. Ele tem à sua disposição, 24 horas por dia, um meio para ler o que quiser e, principalmente, pesquisar e comparar produtos e serviços.

Essa facilidade na busca de informações, somada ao fato de que ele está cada vez mais propenso a ignorar a propaganda tradicional (on-line e off-line), tem feito muitas empresas recorrerem ao content marketing, ou marketing de conteúdo, para chamar a atenção do consumidor-alvo (gerando leads mais qualificados) e ficar mais próximas dos seus atuais clientes.

Toda organização detém conhecimentos que, se bem trabalhados editorialmente, resultam em conteúdo relevante, formando uma audiência segmentada e qualificada. Adotar o content marketing significa usar esses conhecimentos, de forma neutra, sem falar da marca, para educar o público-alvo, fazendo com que ele saiba mais sobre o universo em que a empresa está inserida e ajudando-o em seu processo de decisão de compra.

Na joalheria, o conteúdo a ser explorado é riquíssimo. O cliente quer saber como limpar e armazenar adequadamente uma peça com pedras preciosas, como combinar um anel de diamante com uma roupa mais despojada, por que algumas pedras são mais valiosas do que outras, quais são as pedras e os metais representativos de cada boda, qual é a joia certa para uma celebração de 15 anos ou um pedido de noivado… enfim, as possibilidades são inúmeras, mas note que todas as informações são úteis, é como uma prestação de serviço.

O content marketing também é capaz de criar adoradores da marca, transformando-os nos melhores vendedores da empresa. Ele pode influenciar o diálogo entre as pessoas, levando-as a falar espontaneamente (e sem perceber) sobre a marca e os produtos nas redes sociais, nos elevadores, nos bate-papos durante o café ou nos bares…

No livro Content Marketing: O Conteúdo que Gera Resultado, Cassio Politi defende que “para se tornar formador de opinião é preciso ter uma opinião e, principalmente, compartilhá-la”. Ou seja, é fundamental não ter medo de dividir o conhecimento, mas sim usá-lo a seu favor, orientando o consumidor sobre as melhores soluções para atender às suas necessidades — soluções estas que fazem parte da expertise da sua empresa. Portanto, fornecer conteúdo de qualidade, sem a intenção direta da venda dos seus produtos/serviços, ajuda a construir a sua imagem como autoridade no assunto, a médio e longo prazo.

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