Controle a ansiedade. Isso é bom para você e o seu negócio

Por Myriam Durante

Você tem a sensação de que os dias ficaram mais curtos? Quando o dia termina, se sente exausto e ainda ficaram coisas por fazer? Você não está sozinho. Os constantes desafios a que somos submetidos, as preocupações com os negócios, a crise política e instabilidade financeira, as cobranças, as competições… Estes são, sem dúvida nenhuma, alguns dos fatores que podem provocar desordem de ansiedade e sentimentos de insegurança.

Dia após dia vivemos estas mesmas situações que nos levam a um cansaço físico e mental, nos deixando cada vez mais ansiosos. A ansiedade sempre fez parte do ser humano, e esse sentimento funciona como um instinto de sobrevivência frente a situações difíceis. Ela é uma força extra para que possamos prosseguir.

A ansiedade só começa a nos atrapalhar e se torna preocupante quando se torna persistente e passa a impedir a realização dos nossos objetivos, deixando-nos sem forças para cumprir nossas tarefas. Se não cuidada, acaba interferindo no trabalho, comprometendo o rendimento e a tomada de decisões.

O estado de ansiedade é caracterizado por não estar centrado no aqui e agora. O mecanismo da ansiedade está por trás de quadros como o perfeccionismo, em que a pessoa procura sempre a aprovação dos outros, não se sente amada e tende sempre a agradar os outros, com cobranças e exigências às vezes absurdas. Há uma tendência a não se preocupar consigo mesmo. Em geral, também existe uma preocupação fixa com um determinado assunto em detrimento de tudo que há em volta. O pensamento fica difícil, há dificuldade de concentração, insônia e impaciência, além de perda de memória.

A ansiedade leva também ao adoecimento físico, como: hipertensão, gastrites, dores de cabeça, fadiga, cansaço e tensões musculares. A saída é descobrir o que deseja ser e aprender a amar a si mesmo em primeiro lugar, independente de ser o melhor ou não, pois ninguém é perfeito. O importante é se conhecer e se respeitar, para isso é preciso relaxar, mas é muito difícil dizer isso para um ansioso.

Respirar, meditar e ficar quieto só com seus pensamentos são tarefas quase impossíveis para uma pessoa ansiosa. Aqui vão algumas dicas práticas e eficientes para que você consiga controlar a ansiedade e não deixa-la atrapalhar o seu trabalho e a sua vida. Experimente!

1- Escreva sobre o que estiver sentindo. Descreva suas sensações com detalhes, sem fugir ou negar. Fica mais fácil identificar e controlar suas emoções ao aceitar e assumir o sentimento.

2 – Aprenda a relaxar. Procure no Youtube o relaxamento que leva esse nome, ouça e siga as instruções até o final.

3 – Pratique exercícios relaxantes regularmente, como a yoga.

4 – Realize tarefas agradáveis que não tenham nada a ver com o seu trabalho. Tenha um hobby como: leitura, pintura, dança…

5 – Caminhe prestando atenção no trajeto. Tente manter o foco no que você encontra pelo caminho.

6 – Medite. Há inúmeras técnicas de meditação, com certeza você achará uma que lhe agrade. Procure aplicativos que possam ajuda-lo.

7 – Tenha pensamentos mais otimistas. Para cada ideia negativa que vier a sua cabeça, pense em duas positivas sobre o mesmo assunto. Isso vai obrigar o seu cérebro a ver o lado bom das coisas.

8 – Pare com a necessidade de querer ter controle sobre tudo. Delegue.

9 – Tire um dia para se cuidar, da cabeça aos pés. Homens também!!!

10 – Olhe-se no espelho, comece a se gostar, cuide da sua autoestima, acredite que você é capaz de conseguir. Eu acredito que você seja, e você acredita?

Myriam Durante é Psicoterapeuta e Presidente do IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente)

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