Estudo aponta tendências emergentes de tecnologia que vão impactar nos negócios

Da Redação


Pesquisa da Accenture indica as cinco tendências em tecnologias emergentes com potencial de disrupção nos próximos três anos

Os rápidos avanços na Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias impulsionam a criação de negócios inteligentes, permitindo que as empresas se integrem à rotina das pessoas, segundo o estudo Technology Vision 2018, da Accenture (NYSE: ACN). O relatório anual traz as principais tendências em tecnologia com potencial de revolucionar o mercado ao longo dos próximos três anos. De acordo com a pesquisa, capitalizar oportunidades de crescimento – e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo na sociedade – exige uma nova geração de líderes que priorizem a confiança e a responsabilidade.

O estudo deste ano, intitulado “Intelligent Enterprise Unleashed: Redefine Your Company Based on the Company You Keep” (em português, “A Empresa Inteligente: Reinvente Sua Companhia ao Lado de Quem Te Acompanha”), destaca a forma como os rápidos avanços tecnológicos – incluindo Inteligência Artificial, Advanced Analytics e computação em nuvem – possibilitam que as empresas criem produtos e serviços inovadores, mas também mudem a maneira como as pessoas trabalham e vivem. Esse fenômeno, por sua vez, está mudando os relacionamentos das empresas com seus clientes e parceiros de negócios.

O estudo envolveu entrevistas com mais de 6.300 executivos de negócios e de TI do mundo todo. Oitenta e quatro por cento dos entrevistados concordam que, por meio da tecnologia, as empresas estão se integrando cada vez mais ao modo de vida das pessoas.

Technology Vision 2018: Intelligent Enterprise Unleashed – Cinco tendências emergentes, segundo a Accenture

O estudo Technology Vision identifica cinco tendências emergentes em tecnologia que as empresas precisam entender para construir as parcerias necessárias para obter sucesso na economia digital de hoje:

  • IA dos Cidadãos: O Crescimento da IA para Beneficiar as Empresas e a Sociedade – À medida que as capacidades da Inteligência Artificial (IA) aumentam, cresce também seu impacto na vida das pessoas. As empresas que planejam lucrar com o potencial da IA precisam entender esse impacto, utilizando-a para agir como um representante responsável.
  • Realidade Estendida: O Fim da Distância – As tecnologias de realidade virtual e aumentada estão transformando o modo de viver e trabalhar das pessoas, encurtando distâncias e aumentando o acesso a informações e experiências.
  • Veracidade de Dados: A Importância da Confiança – À medida que as empresas se transformam para funcionar com base em dados, é necessário encarar um novo tipo de vulnerabilidade: dados imprecisos, manipulados e tendenciosos, que levam a percepções equivocadas e decisões questionáveis. Para enfrentar esse desafio, as empresas precisam seguir um caminho de forma a maximizar a veracidade e minimizar as brechas para manipulação de dados.
  • Empresa sem Atrito: Criada para Parcerias em Escala – O crescimento das empresas depende de parcerias baseadas em tecnologia, mas seus sistemas dificilmente suportam esse tipo de mudança. É importante que as empresas se reestruturem para que possam se posicionar como organizações inteligentes e conectadas.
  • A Internet do Pensamento: Criação de Sistemas Inteligentes Distribuídos – As empresas estão apostando alto em ambientes inteligentes por meio de robótica, IA e experiências imersivas, mas tornar esse tipo de cenário realidade irá exigir muito mais do que simplesmente agregar novas habilidades e capacidades da força de trabalho, incluindo a modernização da infraestrutura tecnológica atual da organização.

“As empresas estão construindo maior confiança e conseguem se integrar à sociedade por meio dessas novas parcerias com clientes, funcionários e parceiros de negócios, tornando-se mais indispensáveis e alimentando o próprio crescimento”, afirma Daugherty.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado