Ética comportamental

Da Redação

Livro mostra o que pode levar pessoas comuns a agir de maneira antiética

Já se perguntou por que a ética no Brasil é uma questão que está em cheque não só na política, mas também nas empresas? O especialista em governança corporativa Alexandre Di Miceli, sócio da Direzione Consultoria, acaba de lançar um livro que aborda esse tema, “Ética Empresarial na Prática: Soluções para gestão e governança no século XXI”.

A obra apresenta de maneira inovadora o emergente campo da “ética comportamental” aplicada às empresas. Trata-se de uma nova área que visa a compreender o que pode levar pessoas comuns a agir de maneira antiética ou até mesmo ilegal nas organizações, assim como evitar que isso aconteça.

O tema é apresentado com uma abordagem leve e prática, unindo o estado da arte nos campos da psicologia social e neurociência a situações concretas do mundo dos negócios extraídas de diversos escândalos de corrupção, fraudes e desastres ambientais.

Após compreendermos como determinados ambientes empresariais induzem pessoas com bons valores a se tornarem eticamente cegas, o livro apresenta um conjunto de soluções efetivas para criarmos sistemas nos quais a conduta ética de executivos e colaboradores seja algo voluntário, habitual e automático. Essas soluções, baseadas no processo de desenvolvimento humano de líderes mais conscientes, cultura que desperte o melhor das pessoas e busca por um propósito maior — além do resultado financeiro — constituirão o novo paradigma para a boa gestão e governança das empresas no Século XXI.

Fonte: Maxpress



Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado