Guarulhos: o primeiro lugar que foi encontrado ouro no Brasil

Muito antes de Minas Gerais, a cidade paulista já era palco da corrida do ouro

Por Noelle Marques

Quando se fala na corrida do ouro no Brasil logo vem à mente as cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e outras do Estado de Minas Gerais. Mas o que poucos sabem, já que os livros de história não relatam, é que a cidade de Guarulhos, em São Paulo, foi o foco dos mineradores entre 1590 e 1690.

Segundo a historiadora do site São Paulo Antiga, Glaucia Garcia, “o bandeirante Afonso Sardinha, conhecido como ‘O moço’, localizou ouro na região da Serra da Mantiqueira, em Guarulhos, no ano de 1590, ou seja, período antecedente dos 100 anos do ciclo mineiro”. Mas o local não ‘decolou’ como as cidades mineiras por conta da extração desenfreada que ocasionou a escassez do ouro.

Corrido do ouro na Serra da Mantiqueira

“Já em meados do século 18 estava cada vez mais difícil e perigoso extrair o ouro das rochas. Acidentes de trabalho, como desmoronamentos, começaram a ser frequentes e o declínio da extração virou uma realidade em Guarulhos. Neste mesmo período, exploradores descobriram uma nova jazida de metais preciosos, em Minas Gerais, ocasionando a migração dos trabalhadores que estavam em solo guarulhense para as regiões mineiras”, explica a historiadora.

A falta de informação sobre o local se deu devido à dificuldade de acesso, pois a entrada permaneceu fechada até a década de 90, o que atrasou a apreciação geológica e histórica.

Ainda existe ouro em Guarulhos, porém é extremamente escasso. De acordo com Glaucia, para conseguir cerca de 3 a 4 gramas, seria necessário dinamitar quase uma tonelada de pedra, o que acabaria dando mais prejuízo do que lucro.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado