Joalherias devem cuidar da segurança em épocas de maior movimento 

Por Débora Rodrigues

Com as lojas funcionando em horários prolongados para receber mais clientes e aumentar as vendas, chega a temporada de redobrar os cuidados com segurança. Listamos alguns conselhos úteis para prevenir crimes durante a temporada de férias. Mas lembre-se de que protocolos de segurança devem ser aplicados todos os dias e não apenas em feriados ou horas extras em que sua loja ficará aberta. Assim, se tornará rotina e habitual tomar cuidado e evitar problemas futuros.

Comece olhando para seu atual sistema de segurança. A época é propícia para verificar câmeras e alarmes e se certificar de que eles estão funcionando corretamente. E se você já teve problemas anteriores, aprenda com a experiência para não repetir os erros.

Não deixe qualquer mercadoria na vitrine da noite ou apenas cubra as vitrines com tecidos. O correto é colocar tudo no cofre. Outro ponto é ser discreto. É comum que em algumas lojas a equipe de vendas comece a guardar peças antes que todos os clientes tenham deixado a loja, mas a mercadoria só deve ser levada até que todos os clientes tenham saído e a porta esteja trancada.

Outro ponto importante é quanto aos novos contratados. Muitos empresários trazem funcionários temporários durante a época de festa, para reforçar a equipe, mas nem todos dedicam tempo a treinar esses novos colaboradores. Por isso, é preciso investir na revisão de procedimentos de segurança com os empregados sazonais e atualizá-los sobre as regras adotadas no setor.

Além de educar novos funcionários, o período é um momento oportuno para reunir funcionários seniores e com a ajuda deles examinar os protocolos de segurança, particularmente os procedimentos de abertura e encerramento do dia.

Há quadrilhas especializadas em furtos e roubos que usam a tática de distração. Elas entram na loja em grupos, muitas vezes grupos de mulheres e tentam confundir o vendedor pedindo para ver muitos itens diferentes, ao mesmo tempo, na expectativa de que em uma oportunidade de distração peguem uma peça que fica pelo balcão ou alcance uma vitrine desbloqueada.

Outra questão é que os funcionários precisam se certificar de que fecharam a vitrine depois de tirar um item para fazer uma apresentação e depois de voltá-lo ao mesmo lugar. Essa é outra forma de alguém se aproveitar de uma distração e pegar mercadorias.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado