Joia de ouro branco X joia rodinada

Entenda as diferenças e oriente corretamente o seu cliente sobre o uso e a manutenção

Por Erica Mendes

Muitos consumidores ao verem na vitrine uma joia de ouro branco ou de ouro amarelo com detalhes de ouro branco ainda têm dúvidas se existe ouro branco na natureza ou se ambas as peças ganharam o chamado banho de ródio. A resposta é não e não.

A joia de ouro branco resulta da fundição do ouro puro amarelo com paládio, prata e cobre ou com níquel, cobre e zinco. Mas para se obter aquele brilho prateado, um banho de ródio é aplicado na joia pronta de ouro 18k/750. Esse banho consiste em um processo eletrolítico que deposita partículas de metal sobre a peça, originando o efeito final brilhante. Como o ródio é da família da platina, de extrema dureza, ele ainda fornece uma camada de proteção à peça, preservando-a do aparecimento de manchas e arranhões.

Forum Romano: Pulseira de ouro branco 18K, diamantes e esmeraldas
Art’Orafo: Anel de ouro branco 18K, águas-marinhas e diamantes negros

O mesmo aspecto final pode ser obtido aplicando-se o banho de ródio em uma joia de ouro amarelo ou rosa, por exemplo, no entanto, neste caso, o resultado é ouro rodinado. Com um polimento, a joia volta à sua cor original. Portanto, só podemos chamar de ‘joia de ouro branco’ a peça que tenha sido produzida com ligas próprias para ouro branco, caso contrário, é uma joia de ouro amarelo (ou qualquer outra cor) rodinada.

Costantini: Par de brincos de ouro amarelo com detalhes de ródio branco e diamantes
Ícaro Joias: Anel de ouro amarelo com detalhes de ródio branco

Ambas exigem cuidados e manutenção temporária, pois o banho de ródio é sensível aos efeitos do uso diário e aos materiais abrasivos. Assim, não é recomendada a utilização destas peças durante as atividades de limpeza doméstica, jardinagem e outras que podem destruí-lo rapidamente.  Quando a camada é desgastada se faz necessária a repetição do banho, pois o metal original é exposto: a joias de ouro branco revela sua tonalidade ligeiramente acinzentada – especialmente os anéis, nas áreas de maior atrito – e a joia rodinada mostra a cor original do metal com o qual foi confeccionada.

Leia também Ligas de ouro: mais cores para as joias

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado