Leilão da Cristie´s reunirá peças icônicas das joalherias Art Nouveau e Art Deco

Débora Rodrigues

As joias exclusivas e raras pertencentes a um colecionador europeu serão leiloadas na Christie’s de Genebra na próxima segunda-feira, 13, no Four Seasons Hotel des Bergues. No lote do catálogo Beyond Boundaries, os 110 objetos de desejo da joalheria mundial trazem uma mistura de estilos e eras: safiras birmanes, Cartier vintage ou jóias não assinadas, mas impecavelmente trabalhadas, e peças que farão brilhar os olhos de fãs da joia Art Nouveau e Art Deco. Estima-se arrecadar com a venda £ 30 milhões.

Todas as peças fazem parte de uma coleção privada montada ao longo de 25 anos por um casal fã da arte moderna e de joias. São peças que destacam as artes impressionista e moderna, pós-guerra e contemporânea e design africanos. A maioria foi apresentada aos colecionadores pelo galerista francês Michel Perinet, no início de 1970. Tratam-se de peças originais de joalheiros franceses famosos, dentre eles René Lalique – o grande mestre da joalheria que representa a Art Nouveau -, Henri Vever e Leopold Gautrait. Lalique criou seus melhores e mais importantes projetos para pessoas como a atriz francesa Sarah Bernhardt. Suas joias não eram destinadas à venda comercial. Agora, para os amantes de sua obra, muitas destas peças serão disponibilizadas para venda.

Mas a impressionante coleção não para por aí. Há, também, importantes trabalhos assinados por Georges Fouquet, Raymond Templier, Cartier, Van Cleef e Arpels, ao lado de 50 lotes da Lalique. Juntas, as jóias valem cerca de 3,3 milhões de francos suíços.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado