O Google está dizendo que seu site não está bom – e você não faz nada!

Por Gustavo Esteves

Você já ouviu falar sobre um tal de Google Web Light? Se ainda não conhece esse termo, preste bastante atenção a este artigo! O Google Web Light nada mais é que uma versão light do seu site, carregada automaticamente para internautas que estão acessando sites considerados LENTOS no Google Chrome (nesses casos, os usuários não estão conectados à rede Wi-Fi).

A proposta do Web Light é linda: ele otimiza seu site, deixando-o até quatro vezes mais rápido, consumindo até 80% menos dados do usuário e diminuindo em até 50% o consumo de dados do consumidor. Só coisa boa, né? O Google está te ajudando, não? Sim! O Google está te ajudando. Ele carrega uma versão mais light do seu site, mas não necessariamente com todos os scripts, integrações, imagens, estilos CSS… ou seja, o seu site aparecerá com uma versão mais leve, não necessariamente a IDEAL!

O mais importante é entender que não é você quem escolhe o “tipo” de versão que o navegador vai carregar. O próprio Google otimiza isso, priorizando sempre o que está consumindo mais os dados do celular do usuário. Você pode fazer um teste e carregar aqui uma versão do seu site com o Google Web Light aplicado, assim entende se seu site pode ou não estar sendo prejudicado!

Basta você inserir, após o sinal de igual (=), o link do seu site.
Exemplo: http://googleweblight.com/?lite_url=

Além disso, e se o termo Google Web Light aparecer em seu relatório de origem do Google Analytics?
Caso ele conste como origem de tráfego no seu Analytics, você precisa entender que os usuários que acessam seu site via Android não estão gostando da versão leve da página e, dessa forma, estão clicando na versão completa e mais lenta!

Em resumo:
1) Recomendo fortemente que você leia este outro artigo sobre como o page speed insights pode ajudar seu site, pois, por meio dele, será possível descobrir quais são suas páginas mais lentas (e o texto ainda tem dicas do próprio Google de como otimizá-las).

2) É preciso saber que seu site é lento para celulares, e o Google está te dizendo isso!

3) Vamos analisar a taxa de rejeição de um site via Android: o site em questão possui uma taxa de rejeição geral de 42%, já no Android é de: A taxa de rejeição do site no Android é de 70%, ainda maior que o índice geral em dispositivos móveis, de 55%.
Seu site é lento pois tem muitos acessos via Web Light e a rejeição é mais alta que a média do site, então você precisa otimizar o mais rápido possível sua página para celulares, pois seu e-commerce pode estar perdendo muitas vendas por causa desse “detalhe” – e são os próprios usuários e o Google lhe dizendo isso!

Por que você não faz nada para melhorar esse quadro? Já se perguntou quanto seu negócio já perdeu? Reúna sua equipe agora, analise essas questões e otimize já o seu site para celulares. Cada vez mais, o acesso mobile supera o acesso desktop e nas pesquisas mais recentes, os usuários estão aumentando o seu plano de dados com as operadoras, ou seja, cada vez mais conectados ao celular! O Google está dizendo que seu site não está bom; o que você vai fazer?

Gustavo Esteves  é fundador da Métricas Boss, empresa especializada em Web Analytics Certificado Google Analytics, formado em Publicidade e Propaganda pela Estácio de Sá, com mais de 11 anos de atuação em Marketing Digital, tendo passagens por empresas como Shoptime.com, Americanas.com, Comprafacil.com e Leader.com, Globomarcas.com, Loja Sky Livre.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado