Prepare-se: a 4ª Revolução Industrial já chegou!

Da redação

Neste mês um vídeo assinado como Convergência, a 4 revolução, viralizou entre os usuários do WhatsApp. Com um conteúdo instigante e perturbador sobre as transformações que vão abalar o mundo nos próximo anos, o filme despertou a curiosidade de muita gente e deixou grandes dúvidas no ar… As mudanças apontadas no clip seriam apenas elucubrações ou há um fundo de verdade nas informações que foram divulgadas? O que é fato e o que apenas fake news em tudo o que foi apresentado?

Ao certo, ainda não se sabe ao certo quem produziu o vídeo e quais as reais intenções por trás dele. No entanto, o conteúdo é digno de ser analisado. Criado para impactar, com imagens aceleradas e uma música vibrante ao fundo, a produção revela que a humanidade já entrou numa revolução digital. Se no passado a revolução industrial mudou a vida das pessoas e acabou com uma série de empregos, agora, com a tecnologia, esse abalo será ainda mais radical.

Historicamente, a humidade viveu três revoluções industriais desde o século XVIII. A primeira veio com a máquina a vapor; a segunda foi marcada pela eletricidade e pela produção em massa, e a terceira, que teve como referência a tecnologia e a automação. A quarta é a era da revolução digital, fruto da convergência da robótica, da nanotecnologia, da biotecnologia, das tecnologias de informação e da inteligência artificial.

A Industria 4.0 e como será o nosso futuro
Chamada de Industria 4.0, essa revolução  foi o tema principal do Fórum Econômico Mundial de 2017, que ocorreu em Davos, na Suíça. Líderes de todo o globo debateram as mudanças que virão com essa onda, que deverá provocar a perda de 5 milhões de empregos nos próximos cinco anos em todo o planeta.

O fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, esteve no centro dos assuntos globais por mais de 40 anos lançou o livro “A Quarta Revolução Industrial”, onde aprofunda o olhar sobre o impacto dessas mudanças que estão sendo previstas.

Segundo o autor, a velocidade, a amplitude e a profundidade desta revolução estão nos forçando a repensar como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o que significa ser humano. O livro descreve as principais características da nova revolução tecnológica e destaca as oportunidades e os dilemas que ela representa.

Entre os muitos desafios que teremos pela frente e que precisamos desde já começar a pensar, há o perigo de muitas empresas desaparecerem, assim como muitas profissões. Por outro lado, novas possibilidades surgirão num futuro bem próximo. E você, está preparado para surfar nessa onda?

Nas próximas semanas vamos aprofundar esse assunto aqui no Portal, trazendo a opinião de especialistas e notícias sobre as empresas que estão liderando essa revolução. Fique ligado!

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado