Tabela de bodas de casamento

View Gallery
6 Photos
Tabela de bodas de casamento

Tabela de bodas de casamento

Tabela de bodas de casamento

Tabela de bodas de casamento

Tabela de bodas de casamento

Tabela de bodas de casamento

Em vigor desde 2011, a nova tabela privilegia o colorido das gemas

Erica Mendes

Desde 1º de janeiro de 2011, as joalherias de todo Brasil passaram a adotar a nova tabela brasileira comemorativa de bodas de casamento, que privilegia os metais preciosos e as gemas brasileiras. São 70 pedras preciosas que fazem referência aos anos de matrimônio, diferente da antiga, que possuía outros elementos como símbolo.

A nova tabela, proposta pela empresa Ewiglich Joias, de Petrópolis, teve a avaliação e revisão técnica pelo departamento de gemologia do IBGM- Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos e apoio da AJORIO – Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro. O trabalho de pesquisa foi realizado pela designer de joias Krica Braum.

Entre as alterações que mais se destacam estão as comemorações de um ano, bodas de Papel, que se tornou Ametista, as bodas de 10 anos, que eram Estanho e agora são de Esmeralda, as de 20 anos, que era Porcelana e se tornaram Diamante Colorido e as bodas de Vinho, referente aos 70 anos, que passaram a ser bodas de Platina. As mais conhecidas como Prata (25 anos), Pérola (30 anos), Rubi (40 anos) e Ouro (50 anos) foram mantidas.

Pesquisa

Segundo a designer da Ewiglich, Krica Braum, a ideia surgiu a partir de uma grade de alianças que ela começou a elaborar e percebeu que haveria mais possibilidades de criação se tivesse uma única tabela onde o setor pudesse se basear. “Essa tabela amplia a possibilidade de vendas de todo setor joalheiro, com criação de joias que possam eternizar esses momentos especiais”, explica. A necessidade de rever a tabela foi debatida na 49ª FENINJER.

A pesquisa para concepção da nova tabela durou cerca de dois anos e o critério adotado para definir as pedras preciosas foi a possibilidade de confeccionar joias, a dureza e o valor. As pedras foram sugeridas pelos consumidores durante a pesquisa.

Clique aqui e faça download da nova tabela.

5 comentários

Comentar

Seu email não será publicado