Uma história de amor marcada por joias

O romance entre Edward VIII e a plebeia Wallis Simpson originou inúmeras joias exclusivas que recontam uma das mais célebres histórias de amor do século 20

Por Regina Manzano

A história de amor entre o inglês Edward VIII e a norte-americana Wallis Simpson pode ser recontada a partir das joias com que o apaixonado rei presenteou a amada. Nem mesmo os protestos da sociedade, da Igreja e da família real, todos contrários à união do rei com uma plebeia prestes a se divorciar pela segunda vez, foram suficientes para que Edward desistisse do amor. Em 1936, mesmo ano em que havia sido coroado, ele renunciou ao trono para se casar com Wallis: abdicando do título de rei, tornou-se duque de Windsor.

Dia do casamento de Wallis Simpson e Edward VIII

Durante os 35 anos de casamento, Wallis ganhou joias exclusivas que representavam um verdadeiro diálogo entre o casal, sendo muitas delas desenhadas pelo próprio Edward. Uma das mais importantes foi o broche em formato de coração, com as iniciais W.E (Wallis e Edward), que também significa “nós” em inglês, encomendado para simbolizar 20 anos de casamento.


Outra joia histórica da duquesa é a pulseira com nove cruzes latinas com a gravação de datas marcantes, até mesmo a do atentado que Edward sofreu quando era rei: as de safiras, esmeraldas e diamantes fazem referência ao casamento; a de rubis celebra a ocasião em que o duque decidiu se casar com Wallis, e a com safiras amarelas comemora a rápida recuperação da duquesa após uma cirurgia.

Bracelete Cartier

Essas e outras valiosas peças, como a cigarreira de ouro com a gravação do mapa europeu cravado com uma gema em cada cidade em que o casal visitou, podem ser vistas no filme ‘O Romance do Século’, dirigido por Madonna que conta a história do casal.

Filme W.E O Romance do Século

Em 1987, parte da coleção foi leiloada por US$ 50 milhões. Em 2010, um novo leilão arrecadou US$ 12,5 milhões – o bracelete de pantera com ônix e diamantes, da Cartier, foi responsável por mais da metade desse valor. Na ocasião, David Bennet, da casa de leilões Sotheby’s, disse que “não se tratava apenas de joias, mas de pedaços da história britânica e um documento do caso de amor de Edward e Wallis”.

Pulseira Cartier

 

 

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado