Amazon reforça sua área para vendas de joias com duas marcas novas

Mercado observa se a venda de joias é viável pelo portal

Por Gabriel Moura

Definitivamente, o mercado joalheiro ganhou um player gigante. A Amazon acrescentou ao seu mix de produtos mais duas novas marcas de joias online. For Keeps e Mia Noir agora se juntam à extensa lista de marcas de joias da gigante, a Amazon Collection, que contará com mais de 3 mil itens sendo vendidos por intermédio do portal para clientes do mundo inteiro.

A Amazon começou a trabalhar no negócio usando produtos de marcas privadas há cerca de uma década. A gigante agora possui uma base de 138 nomes e 427 marcas exclusivas. E claramente tem olhado de perto e visto muito potencial no mundo da joalheria. No mercado, especula-se que a Amazon quer entrar, inclusive, no mundo dos diamantes criados em laboratório. Aqui no Brasil a loja conta em seu portfólio com peças da Scaff Joias e do Jack Vartanian.

As ofertas de private label do site tornaram-se recentemente objeto de muita controvérsia. Em janeiro, um porta-voz avaliou que elas respondem por menos de 1% de suas vendas totais. Isso causou um alvoroço global, com uma empresa de avaliação de dados, a Marketplace Pulse, sugerindo que as marcas de marca própria talvez não sejam tão bem-sucedidas como muitos acreditam.

“As marcas lançadas pela Amazon são fracas do ponto de vista das práticas tradicionais de construção de marca, têm pouco reconhecimento de marca, não têm presença fora da Amazon e dependem de preços baixos e alta classificação”, escreveu Juozas Joe Kaziukėnas, fundador e CEO da Marketplace Pulse.

No entanto, é preciso considerar que a linha de joias da Amazon Collection é a segunda etiqueta de melhor desempenho do e-tailer, ao lado do Amazon Basics. Acredita que a Amazon Collection agora representa 8% de suas vendas de marca própria, com base no número de produtos que oferece e nos comentários recebidos. A joalheria é o “ambiente perfeito para um produto de marca própria”, diz Kaziukėnas. “Quando não há um líder de categoria claro, as pessoas vão à Amazon comprar um produto sem ter aquela referência exata e podem encontrar as joias da casa”.

Ter a Amazon no nome parece ajudar: todas as suas marcas de alto desempenho incluem isso. Por enquanto, as joias de marca própria da Amazon são, na maioria das vezes, produto de baixo a médio custo. As ofertas da Amazon Collection começam em US $ 10 e chegam a US $ 25.000, mas o preço médio é US $ 221. No Brasil o site oferece peças de R$ 400 à R$ 49.000,00.

Comprar uma joia na Amazon pode parecer monótono e sem inspiração. Mas para algumas pessoas, é o que elas precisam. Embora muitos desejem uma “experiência” de compra, eles simplesmente não podem pagar. E é isso que está sustentando a Amazon como uma empresa de vendas, inclusive de joias.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado