Entenda porque o mercado de joias de platina está em ascensão

O Brasil ainda resiste, mas cada vez mais o metal conquista espaço na joalheria mundial

Por Débora Rodrigues

Mais uma pesquisa destaca o crescimento da platina. Estudo recém-lançado da Advance Market Analytics, que apresenta uma visão da indústria joalheira com perspectivas e status de mercado para até 2025, aponta a ascensão do metal. O documento explorou o mercado de joias de platina observando diversos fatores como oportunidades, tamanho, crescimento, tecnologia, demanda e tendência dos principais players líderes.

O resultado que mais chama a atenção no relatório é que os empresários devem apostar nessa onda de crescimento. O mercado global de joias de platina está avaliado em US $ 1 milhão em 2018 e de acordo com o novo estudo, ele chegará a US $ 1 milhão até o final de 2025, crescendo cerca de 9% durante 2019-2025.

De acordo com o estudo, esse mercado está em expansão devido à mudança nos padrões de estilo de vida e ao aumento da renda disponível nos países em desenvolvimento. Esse é o caminho que os joalheiros devem apostar para melhorar o faturamento de suas empresas. Hoje, as joalherias que mais consomem a platina no mercado mundial são Harry Winston (Estados Unidos), Societe Cartier (França), Van Cleef & Arpels (França), Buccellati Holding Italia (Itália), Tiffany & Co. (Estados Unidos), Graff (Reino Unido), Bulgari (Itália), Piaget (Suíça), Mikimoto America (Estados Unidos), Chow Sang (Hong Kong), Asian Star Company (Índia), Forevermark Limited (Reino Unido) e Helzberg Diamonds (Estados Unidos).

A platina é um dos metais mais preciosos da joalheria devido a sua força e pureza. Sua cor natural é branca prateada. Joias de platina geralmente são misturadas com metais similares ou outros metais básicos. Assim, quanto maior a porcentagem de platina pura, maior o preço da joia.

O nome platina é derivado do termo espanhol Platino, que significa “pequena prata”. Por muitos séculos, o metal foi combinado com gemas raras e brilha principalmente em anéis de casamento.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado