Fim dos likes mudou o comportamento dos usuários no Instagram

Estudo aponta a redução do engajamento e o aumento do número de post

Da Redação

O fim da visualização do número de likes no Instagram alterou o comportamento dos usuários na rede social. Um estudo realizado pela Celebryts, startup especializada em marketing de influência, analisou 340 influenciadores de todo o país com o intuito de mapear uma possível nova conduta na plataforma.

O resultado mostrou que o total de posts publicados subiu pouco mais de 8%, enquanto o total de likes e comentários teve queda de 11% e 13%, respectivamente.

Segundo Leandro Bravo, co-founder e CMO da Celebryts, o comportamento mostra que de alguma forma o fim dos likes trouxe alguma liberdade na geração de conteúdos: “Avaliamos este movimento como uma diminuição da pressão por resultados, o que resultou em mais liberdade para os criadores de conteúdo se expressarem de forma genuína”, analisou.

O executivo ainda ressaltou que a startup chegou a apostar no aumento do número de comentários nos posts como uma tendência, já que o like não estaria mais visível. “Entretanto, o resultado nos mostra que isso não aconteceu”, completa. O número de engajamento nos meses pesquisados caiu cerca de 10% entre o primeiro dia e o último.

Ainda é cedo para concluir que haja uma mudança de comportamento definitiva dos usuários, mas os primeiros resultados já deram uma ideia sobre a relação entre números e a obrigação ou não de curtir um conteúdo.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado