Instagram: usuários poderão marcar produtos em seus post

Recurso deixa o aplicativo cada vez mais perto de se tornar um shopping center digital

Muito mais do que uma rede social, desde 2016, o Instagram vem dando largos passos para se tornar um shopping center, no caso, digital. E para chegar mais perto deste objetivo está liberando para todos os usuários com perfil aberto a funcionalidade de marcação de produtos nas publicações do feed que, até então, era exclusiva para as contas dos criadores de conteúdo e para empresas com perfil profissional.

A democratização do novo recurso para contas comuns faz com que qualquer pessoa possa vender um item diretamente de uma postagem. Funcionando como uma espécie de indicação aos seguidores, basta adicionar uma etiqueta em algum produto que esteja na foto. Os proprietários de empresas receberão notificações quando seus produtos forem marcados, e as marcas têm a capacidade de controlar quem marca seus produtos.

Em recente entrevista, a porta-voz da Meta, empresa proprietária do aplicativo, disse que “a marcação de produtos permitirá que qualquer pessoa apoie seus pequenos negócios favoritos, compartilhe com os seguidores como seus looks foram estilizados com os produtos marcados e muito mais”.

A princípio, ao fazerem marcações de produtos, os usuários não obtêm receita de afiliados de compras feitas por meio deste recurso. No entanto, a empresa está testando um programa no qual alguns afiliados podem receber comissões pela realização de vendas por meio de recomendações.

Até o momento, a nova funcionalidade está disponível apenas para os usuários dos Estados Unidos, mas deve chegar em breve no Brasil. Enquanto espera, aprenda desde já como marcar um produto:

  • Depois de escolher uma foto ou vídeo e avançar para a tela de edição, clique em ‘Marcar pessoas’ na tela ‘Novo Post’;
  • Selecione ‘Adicionar etiqueta’;
  • Aponte a marca e selecione a opção ‘Produtos’ no canto inferior direito da tela;
  • Pesquise o produto, selecione o item e toque na foto para adicionar a tag.
Crédito: Instagram

Quando um seguidor tocar na tag, abrirá uma página para o produto, onde será possível comprar o item.
Por se tratar da marcação de um produto da conta de um terceiro, o usuário não poderá alterar valor e as informações, ou seja, a marcação seguirá os padrões da empresa/marca.

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