Além de reportar lucro líquido de R$ 76,5 milhões, a rede de joalheria abriu 18 novas lojas entre julho e setembro
Nesta semana, a Vivara (VIVA3) divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2023 (3T23), reportando lucro líquido de R$ 76,5 milhões, uma alta de12,3% em relação ao mesmo período de 2022 (3T22)
Segundo o comunicado, a rede de joalherias faturou R$ 581,2 milhões, crescimento de 20,7%, com aumento de 14,8% da categoria de joias, além de relevante avanço da categoria Life, que expandiu 37,3% em comparação com o mesmo trimestre do ano passando, representando 32,8% das vendas totais.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 88,6 milhões no 3T23, um crescimento de 23,6% em relação ao 3T22. Já a receita líquida somou R$ 457,3 milhões no terceiro trimestre deste ano, crescimento de 16,4 % na comparação com igual etapa de 2022.
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 9,3 milhões no terceiro trimestre de 2023, uma queda de 27,4% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.
Em 30 de setembro de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 67,5 milhões, uma queda de 142,8% na comparação com o encerramento de 2022. Neste período, o indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 0,1 vez em setembro de 2023, ante 0,4 vez ao final do ano passado.
Venda digital x física
As vendas digitais foram 62,6% maiores que no 3T22, representando 15,1% de participação nas vendas totais. Já as lojas físicas registraram aumento de 15,7% no faturamento na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na visão de Vendas Mesmas Lojas (SSS), considerando apenas lojas físicas, o crescimento foi de 6,1%, com destaque para a performance das lojas exclusivas da marca Life.
Market Share
A empresa encerrou o 3T23 com 18,8% de participação no mercado brasileiro de joias, apresentando 1,9 p.p. de expansão comparado a setembro de 2022, sendo 9,4% para a marca de Joias Vivara, 6,6% para a marca Life e 2,8% de outras categorias.
Com relação à abertura de novas lojas, a companhia registrou 18 unidades, que foram inauguradas entre julho e setembro, somando agora 254 lojas Vivara e 98 lojas Life.
O relatório completo dos resultados pode ser acessado aqui.