O feedback é considerado pelos gestores uma das principais ferramentas de avaliação de desempenho.
Por Marcelo Miranda
Início de ano é época de muitas reuniões de feedback. Afinal, ele faz parte do planejamento anual das empresas. Se algo foi ruim no ano que passou, é necessário mostrar à equipe o que deve ser melhorado no ano que está começando.
Segundo uma pesquisa da Top Employers Institute, divulgada pela Aberje e realizada com 600 empresas em 99 países, no Brasil, 100% das empresas consultadas treinam os gerentes para dar aos funcionários feedbacks abertos e construtivos. Essa é uma realidade que não mudará, o feedback é importante e precisa ser assertivo.
Mas, apesar de ser entendimento para a maior parte dos gestores, muitos não sabem como dar um feedback da forma mais eficiente. Além disso, esses retornos e avaliações, no geral, devem ser realizados durante todo o ano de forma eficaz. O feedback de verdade é o que fala, com respeito, o que precisa ser falado, e não o que a pessoa quer ouvir.
Desenvolvimento
O bom feedback é aquele que, de forma prática, consegue instigar o desenvolvimento. Gestores não precisam ser populares ou adorados, mas, sim, assumir um papel de desenvolvimento. Para isso, devem transmitir mensagens claras, capazes de fazer quem as recebe crescer e melhorar.
Personalização
Conhecer a pessoa que irá receber o feedback é fundamental. Sabendo como ela reage, precisamos encontrar a melhor linguagem e forma de transmitir essa mensagem que deverá promover um processo de reflexão e mudança. O feedback nunca deve ser igual para pessoas diferentes.
Objetividade
Para explicar bem o que queremos dizer, devemos apresentar exemplos objetivos e, claro, sempre valorizar pontos positivos. Uma dica de ouro é: não foque apenas no negativo, nem tome para si o mérito alheio. Reconheça.
Respeito
Uma das bases da gestão de pessoas é o respeito pela equipe. Após encontrar a linguagem certa para seus colaboradores, o próximo passo é dar o retorno de maneira respeitosa. Reservadamente, no um por um, nunca em público, pois é ruim e pouco eficiente para todos os lados.
Fonte: Administradores.com