Joias de ouro branco despontam entre as novidades
Por Gabriel Moura
Considerado cool e moderno, o ouro branco vem se destacando em joias com design moderno e arrojado. O metal conquistou passaporte nas coleções da primavera –verão 2018 e irradia sua beleza em peças conectadas com as tendências da temporada, tanto em peças leves e do dia a dia, como na alta joalheria, sendo a base perfeita para o brilho nobre dos diamantes.
E não é para menos. O metal é o mais popular entre as mulheres da geração Millennials, de acordo uma recente pesquisa conduzida pela MVI Marketing. O estudo foi realizado em julho e que ouviu 1.001 mulheres americanas com idades entre 25 e 40 anos, com um rendimento anual de US $ 75 mil ou mais. Cerca de 35% delas disseram ser mais propensas a comprar joias de ouro branco se fizerem uma compra para si mesma.
De acordo com a blogueira de moda Marcia Paron, do Modo de Usar Moda, o prateado vem retomando seu lugar na moda desde 2017 e isso faz com que as joias de ouro branco ganhem os holofotes. “As peças com essa coloração de metal são mais fáceis de serem usadas, combinam com praticamente tudo e facilitam a montagem das produções. As mulheres de estilo mais descolado adoram essa versatilidade e praticidade”, explica.
A coloração branca
O ouro, que naturalmente tem coloração amarela, ganha a tonalidade branca quando é adicionado a ligas de manganês, prata ou paládio. O resultado, no entanto, é um metal acinzentado e sem brilho. Para conquistar brilho e uma intensidade mais esbranquiçada, as joias confeccionadas com ouro branco recebem com uma camada do famoso “banho de ródio”. Trata-se de um elemento nobre (do mesmo grupo da platina) que é durável (mas necessita ser reposto conforme o uso da peça) e possui um brilho prateado, que torna as joias ainda mais bonitas.