Juliana Bianchi
As empresas do segmento de luxo foram as que apresentaram maior valorização no último ano, segundo ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo, organizado anualmente pela consultoria Interbrand. Avaliada em US$ 28,15 bilhões, com 23% de crescimento, a Louis Vuitton aparece em 18º lugar na lista liderada pela Apple, Google, Amazon, Microsoft e Coca-Cola. A Chanel, que abriu pela primeira vez seu balanço este ano, aparece na 23ª posição, avaliada em US$ 20 bilhões.
Com o melhor desempenho do segmento e um dos cinco maiores de todo o ranking, 30%, a Gucci passou da 51ª para a 39ª posição (US$ 12,9 bilhões), atrás da Hermès, listada em 32º lugar, mesmo com crescimento de 15% (US$ 16,3 bi). De acordo com Rebecca Robins, Global Chief Learning and Culture Officer da consultoria, “a Hermès tem sido a única marca de luxo a sustentar um consistente aumento de dois dígitos no valor da marca nos últimos cinco anos”. Veja a análise completa.
Cartier (67ªposição), Ferrari (na 80ª, com crescimento de 18%), Tiffany (83ª) Dior (91ª), Burberry (95ª), Prada (95ª) e Henessy (98ª) completam o time do luxo que, como um todo, cresceu 42% no último ano.
O ranqueamento é feito a partir da análise do desempenho financeiro, capacidade de influenciar compras e a força competitiva da marca.
Segundo o Global Chief Executive Officer da Interbrand, Charles Trevail, “uma década depois da crise financeira global, as marcas que estão crescendo mais rápido são aquelas que intuitivamente entendem seus consumidores e fazem movimentos audaciosos que encantam e entregam de novas maneiras.”
Fonte: Angela Klinke Report