Ouro digital pode revolucionar mercado de metais preciosos
O mercado mundial do ouro está prestes a viver uma nova e gigantesca revolução. É o que dizem especialistas da área, que apontam que a tecnologia blockchain como a grande responsável pelas mudanças que estão por vir. A blockchain é a inovação tecnológica do bitcoin e seu projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas criptomoedas e de bancos de dados distribuídos.
Para os analistas de investimento, essa ferramenta cada vez mais influenciará o mercado do ouro. O metal tem sido visto como um dos principais ativos para os investidores interessados em operar em um mercado digital. Com o blockchain, todas as transações com ouro são registradas, garantindo maior confiabilidade para quem busca rendimentos sólidos e seguros, um ativo contra períodos de instabilidade.
O mercado digital é o seguinte passo lógico na evolução comercial do metal precioso, que não sofreu nenhuma mudança significativa desde que os primeiros ativos foram lançados em bolsa de valores respaldados por ouro metálico.
A expectativa é que, assim que o mercado físico do ouro chegar ao patamar digital, o metal ganhará mais visibilidade e se tornará uma opção interessante para um número maior de investidores. A crescente instabilidade da economia dos EUA também deverá favorecer essa guinada digital. Sempre que há uma sensação maior sensação de risco financeiro, o investidor tende a evitar títulos voláteis e buscar ativos mais sólidos e resilientes. E não há nada melhor nesse sentido do que o ouro, garantem os especialistas.