Estudo revela tendência apontada em países da Europa e nos EUA
Gabriel Moura
O anel de noivado é objeto de desejo das noivas, certo? Isso era antigamente. Agora, o varejo de joias na Europa e nos Estados Unidos começa a notar um desejo crescente entre os homens por essa joia emblemática. Há cada vez mais homens, além das mulheres, a ostentar um anel de noivado para marcar o novo compromisso, segundo a pesquisa feita pela Lyst, uma plataforma global que monitoriza tendências de moda
Esse novo cenário, de acordo com especialistas, deve-se graças aos millennials e a influência de algumas celebridades. Esse público é menos apegado às tradições e gosta de inovar, além de defenderem a igualdade de escolhas entre homens e mulheres. Para 2019, segundo o estudo, está previsto um aumento mais de 60% nas vendas deste tipo de joia entre o público masculino de grandes metrópoles, como Nova Iorque e Londres.
Nos Estados Unidos, a tendência entre o sexo masculino é usar um anel de noivado com pedras preciosas, modelos com diferentes materiais ou ainda mais simples e discretos. Em 90% das vezes as joias masculinas são personalizadas para assinalar o noivado. Além do anel, tem sido recuperada uma tendência do passado de dar o alfinete de lapela com uma gema que pode ser diamante, esmeralda ou rubi, por exemplo. Na maioria das vezes, os anéis são solicitados por casais homossexuais. As peças podem ser feitas sob medida, em que é possível escolher a gema ou um símbolo que represente o casal.