A marca já vendeu mais dois milhões de anéis do modelo desde a sua criação, em 1999.
Débora Rodrigues
A coleção de anéis B.Zero1 da Bulgari tem um apelo duradouro. Ele é sem dúvida o mais emblemático da casa de joias, tendo sido inspirado pelas formas imponentes do histórico Coliseu. Tornou-se um ícone no mundo da joalheria internacional. E como os projetos da Bulgari tendem a ter um apelo internacional, mais de dois milhões de anéis B.Zero1 foram vendidos desde a sua criação, em 1999.
A legião de fãs de celebridades e embaixadores da Bulgari, que pode se dar ao luxo de ter uma das criações da marca, parece ter adotado a simplicidade do B.Zero1. Desde que a Bulgari se associou à fundação Save the Children em 2010, dezenas de estrelas, incluindo Ben Stiller, Naomi Watts, Sting, Jessica Biel e muitas outras foram apresentadas na campanha do fotógrafo Fabrizio Ferri para a edição Save the Children da joalharia B.Zero1. Todo o lucro das vendas foi para essa organização sem fins lucrativos.
O anel é relativamente básico. A ampla faixa central tem de uma a cinco bandas e é prensada por dois anéis chatos gravados com o logotipo duplo da marca. Ela foi criada usando a técnica Tubogas, método de criação de bandas flexíveis sem solda que a Bulgari popularizou com seus relógios e pulseiras Serpenti. Eles são empilháveis, confortáveis e não são femininos ou masculinos.
O “B” no nome refere-se claramente à marca, mas o “Zero1” marca o anel como a primeira joia da marca do segundo milênio, com significado de um início infinito. O número de vezes que o desenho foi reinterpretado comprova essa característica. O que começou como um desenho de cinco bandas em ouro amarelo e branco sólido viu transformações que exploraram dimensões mais elegantes e materiais curiosos.
Em 2012, o mármore em tons de verde, marrom e azul penetrou nos aros centrais do B.Zero1. Dois anos depois, uma cerâmica de bronze foi escolhida para complementar os novos modelos de ouro rosa. Os diamantes pavimentaram as bordas das coleções de 2015, seguidas depois pelo excêntrico “erro” B.Zero1 Perfect, assim chamado quando se tornou um protótipo que foi descartado em 1999, mas revisitado em 2016 em sua grade de três tons.
Para comemorar o decênio da marca em 2009, a Bulgari convidou o escultor britânico Anish Kapoor para projetar um modelo comemorativo. Deixando de lado as tiras centrais de assinatura, o acabamento de Kapoor derrete todo aquele aço em uma camada única e brilhante, que o cobre com ouro rosa.
No lançamento da instalação de Serpenti no Bulgari Hotel, em Milão, em 2015, a arquiteta Zaha Hadid e o CEO da marca, Jean Christophe Babin, se conheceram. Como o B.Zero1 original foi inspirado por uma maravilha arquitetônica, fazia sentido que um arquiteto do renome de Zaha projetasse a próxima interpretação do anel. Ela, que faleceu em 2016, não viveu para ver seu design no metal quando foi apresentado em 2017, mas a ganhadora do Prêmio Pritzker deixou sua marca com bandas que criam a ilusão de fluidez.
O 20º aniversário do B.Zero1 vem com mais de 15 designs para atender todas as preferências imagináveis. Os anéis originais de cinco bandas estão de volta com uma nova versão em ouro rosa, as pulseiras foram feitas mais leves e mais finas para incentivar o empilhamento, e o design de Zaha Hadid agora é atualizado com pastilhas de cerâmica. O que todos eles têm em comum é uma gravação das palavras “XX Anniversary”.