Por Dinalva Fernandes
Considerando a injeção de dinheiro na economia, como a liberação do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), os varejistas podem se antecipar para atrair essa fatia do mercado e faturar durante a Black Friday. Ano passado, a data movimentou R$ 2,6 bilhões do e-commerce brasileiro em 2018.
As grandes empresas se antecipam e se organizam durante o ano todo para a data, mas e como ficam as PMEs (Pequenas e Médias Empresas)? Pesquisa divulgada na sexta-feira, durante o Google Retail Summit, mostra que, com planejamento, as PMEs podem se sobressair aos olhos dos consumidores e lucrar nessa época do ano.
“O brasileiro quer evoluir em várias frentes e os movimentos de sazonalidade do segundo semestre devem funcionar como gatilho para compras e projetos saírem do papel. As marcas precisam estar preparadas para atender essa demanda”, afirma Fernanda Bromfman, gerente do Google Customer Solutions do Google Brasil.
Preço não é tudo
De acordo com a pesquisa, em 2018 a percepção de “preços iguais” e preço alto definiu os escolhidos. 68% dos entrevistados afirmaram ter deixado de comprar algum produto porque os preços estavam muito altos. Mas o preço não é tudo. Mais da metade dos fatores de escolha estão ligados à confiança e ao nível de serviço.
Para quem costuma adquirir produtos em grandes datas do varejo, o aspecto mais importante na hora de definir o local de compra é o “melhor preço” (30,2%), “loja conhecida” (15,9%) e “frete grátis” (15,6%).
“O preço é importante para ser competitivo em datas como Black Friday, mas só isso não basta. Em 2018, as pessoas consideraram aspectos ligados à confiança e nível de serviço como primordiais, o que mostra que ter uma marca forte e oferecer boa experiência de compra é determinante”, complementa Bromfman. Cerca de 40% afirmam considerar lojas em que já compraram para comprar novamente.
Em relação à entrega de produto, “frete grátis” é o item mais importante para o consumidor (44,7%). “Frete rápido” (18,7%), “retirar na loja física no mesmo dia” (15,2%) e “receber em casa via aplicativos de entrega” (5,9%) também demonstram a urgência das pessoas em receber os produtos.
O que levam os consumidores às compras?
Na pesquisa, o Google tentou investigar os principais pilares que levam os consumidores às compras. Conheça os quatro principais fatores que ajudam na decisão:
1. Preço: o preço vem diminuindo a importância, mas ainda é fator essencial
2. A marca ser reconhecida é a chave: o ideal é aproveitar setembro e outubro para construir essa mensagem e consideração com o consumidor
3. Experiência de compra: cada vez mais vem aumentando a importância desse atributo para o consumidor. Frete grátis e agilidade são fatores decisivos na hora de escolher a forma de entrega
4. Benefícios além do preço e descontos: o consumidor é impaciente. Os apps de entrega surgiram como opção para o consumidor conseguir o produto mais rápido. Cashback, condições de pagamento, retira em loja. O extra faz diferença.
Fonte: E-Commerce Brasil