Relojoeiro suíço pretende controlar diretamente suas vendas na internet
Por Renato Rinco
A marca suíça de relógios Audemars Piguet quer controlar totalmente a distribuição de seus relógios de luxo, cortando varejistas multimarcas de terceiros em três a cinco anos, segundo informações da Reuters. A empresa acredita que com essa estratégia vai conseguir aumentar suas vendas.
“Vamos acelerar o processo de consolidação para chegar a uma rede de varejo totalmente integrada”, declarou o presidente-executivo François-Henry Bennahmias à agência de noticias britânica. “Isso deve acontecer dentro de três a cinco anos. Desde o início do ano, vimos um crescimento de vendas de dois dígitos. Já estávamos perto de um bilhão de francos suíços em vendas no ano passado, vamos superá-lo facilmente”, disse ele, acrescentando que isso também foi uma consequência da integração do varejo.
As marcas suíças de relógios, da Audemars Piguet, da independente Swatch Group e da Richemont, estão tentando controlar melhor sua distribuição, aumentando as vendas por meio de lojas monomarcas, proprietárias ou administradas por parceiros de franquia.
Bennahmias disse ainda que a Audemars Piguet, que compete com as marcas Omega e Cartier da Ricatch e Swatch Group, potencializará sua loja on-line para crescer mais rapidamente.
A maioria das marcas Richemont tem boutiques eletrônicas ou vende pelos portais de vendas online Net-a-porter ou Mr Porter do grupo, com Cartier sendo a última marca a lançar uma oferta permanente nos dois sites.
A venda de relógios diretamente aos clientes permite que as marcas capturem a alta pontuação do varejista, gerenciam melhor os níveis de estoque e coletem dados sobre os clientes finais.