A publicação traz recomendações para a experimentação e limpeza das joias, bem como protocolos para o trânsito de pessoas no interior da loja
Por Erica Mendes
A Associação dos Joalheiros do Reino Unido (The National Association of Jewellers) lançou um guia preliminar para os varejistas de joias planejarem a reabertura de suas lojas com o término da quarentena. Dentre as principais recomendações estão:
1. Atendimento e experimentação das joias
• Limite o número de peças disponíveis para experimentação.
• Forneça luvas descartáveis para toda a equipe. Se optar por luvas de algodão para fins estéticos, coloque-as sob as descartáveis e troque-as ao término de cada atendimento. Elas devem ser acondicionadas em recipiente próprio e lavadas de acordo com a recomendação da OMS.
• A regra do distanciamento social deve ser usada para limitar a interação entre os colaboradores e os clientes. Crie procedimentos para o manuseio das joias como, por exemplo, colocar um produto em uma almofada descartável, recuar e só então permitir que o cliente se aproxime.
• Suspenda temporariamente atividades que exijam interação próxima com os clientes, como, por exemplo, ajudá-lo a colocar um brinco na orelha.
• Solicite aos clientes usarem álcool gel nas mãos antes de manusearem as joias. Além de ter higienizador em cada mesa de atendimento, é recomendável a montagem de uma estação na frente /ou entrada na loja com produtos para esta finalidade.
• Garanta que a equipe lave bem as mãos por 20 segundos entre o manuseio dos itens passados com o cliente. De acordo com as orientações gerais, ninguém deve tocar o rosto depois de manusear itens (com ou sem luvas).
• Cada membro da equipe deve ter sua própria lupa, canetas e outros itens que, tradicionalmente, são compartilhados.
2. Limpeza das joias
• Todas as joias tocadas pelo cliente devem ser submetidas a um processo de limpeza antes de serem devolvidas à vitrine e/ou estoque. O mesmo se aplica para qualquer peça que for manuseada pela equipe para qualquer outra finalidade.
• A maioria das peças podem ser rapidamente higienizadas no interior da loja com spray ou lenços umedecidos com álcool etanol 70%, porém é preciso ter cuidado com as que têm gemas cravadas. Neste caso, use água e sabão.
• Limpe também joias trazidas pelos clientes para troca, manutenção ou conserto, respeitando as particularidades de cada peça. E, em seguida, as embale individualmente.
• Máquinas ultrassônicas e caixas de luz UV também podem ser usadas para limpeza das peças, porém antes verifique com o fabricante dos equipamentos se os respectivos sistemas realmente matam o vírus.
• Crie política de limpeza para os medidores de anel, espelhos e outros objetos, principalmente quando há o manuseio pela equipe ou pelo cliente.
3. Limpeza das áreas
• Intensifique a limpeza dos vidros da vitrine, totens e demais ferramentas e materiais de exposição que podem acumular gotículas quando os clientes se aproximam para observar as peças.
• Além das estações de trabalho/mesas de atendimento, todos os pontos de contato devem ser mapeados individualmente para a elaboração de um novo protocolo de limpeza.
4. Trânsito de pessoas na entrada e interior da loja
• Considere 2 metros de distanciamento social para remanejar o espaço interno da loja, ponderando o número de funcionários e o limite máximo de clientes.
• Crie fluxos individuais para entrada e saída, se possível.
• Aplique sinalização no piso:
– Na entrada da loja para espera. Se preferir, adote equipe de recepção para gerenciar o fluxo.
– No interior da loja para facilitar a conformidade com os conselhos de distanciamento social de 2 metros, principalmente nas áreas mais movimentadas que possam, eventualmente, gerar fila.
• Aplique sinalização de fácil visualização em toda a loja, lembrando os clientes das medidas de distanciamento social e pedindo que eles sigam essas regras.
• Remova displays das mesas e demais acessórios promocionais que, geralmente, são facilmente, tocados pelos clientes.