A sorte de encontrar duas pedras gigantes e ficar rico da noite para o dia
Por Gabriel Moura
Quem nunca sonhou ficar milionário da noite para o dia que atire a primeira pedra! E foram duas pedras no meio do caminho de um garimpeiro que mudaram a vida dele. Após anos tentando a sorte na busca de pedras preciosas, um homem de 52 anos, na África, teve seu trabalho recompensado. Encontrou exemplares raros de tanzanitas.
As pedras, que pesam de 9,27kg e 5,1kg, estavam nas montanhas de Mererani, ao norte do país próximo ao monte Kilimanjaro. Após encontrá-las, Sininiu Kuran Laizer as vendeu ao governo por aproximadamente 3,4 milhões de dólares (R$ 18 milhões).
A descoberta fez a alegria do mercado de joias. Atualmente as tanzanitas estão entre as gemas mais cobiçadas pelos consumidores, especialmente por causa da sua coloração ímpar, uma mistura de azul e púrpura.
O ministro da Mineração da Tanzânia, Doto Biteko, organizou uma cerimônia de comemoração pela descoberta de Laizer e revelou que as pedras são as maiores já encontradas no país, Doto também anunciou no Twitter que as peças ficarão guardadas no acervo do museu nacional.
Segundo Laizer anunciou à imprensa, parte do dinheiro da venda das gemas será investido na construção de uma escola para crianças da comunidade onde vive, no distrito de Simanjiro, em Manyara.