Alrosa descobre enorme diamante colorido na Rússia
Por Gabriel Moura
Parece que a sorte anda mesmo lá pelo lado da Rússia. Foi que a Alrosa encontrou um enorme diamante colorido. Com 236 quilates, a pedra tem cor extravagante e já desponta com uma das novidades mais cobiçadas do mercado.
O diamante tem tonalidade marrom-amarelada intensa e é considerado o maior diamante bruto de cor natural já encontrado na Rússia. Com dimensões de 47 mm por 24 mm por 22 mm, foi extraído da mina Ebelyakh em Yakutia, Rússia. Estima-se que tenha entre 120 e 230 milhões de anos.
A pedra está agora na Organização de Venda Unida da Alrosa para avaliação. A empresa vai decidir se vai entregá-lo aos fabricantes para corte ou vendê-lo em bruto.
Operada pela Almazy Anabara, uma subsidiária da Alrosa, a mina Ebelyakh está localizada no rio Anabar, na República de Sakha (Yakutia). No verão de 2017, a mina produziu três diamantes exclusivos: pedras extravagantes de amarelo intenso, rosa e roxo-rosa em um mês. Todos os três foram lapidados pela Alrosa e apresentados como diamantes polidos ao mercado.