Joalheria americana projetou a taça da principal liga de futebol americano e, desde 1967, é responsável por sua criação
Por Erica Mendes
Neste domingo, 13, o Los Angeles Rams venceu o Super Bowl em 2022, no SoFi Stadium, na cidade de Los Angeles (CA) e levou para casa o cobiçado troféu Vince Lombardi, confeccionado pela Tiffany & Co.
Conhecida por suas caixas de joias azuis, a joalheria também tem laços estreitos com o mundo do futebol. Desde a primeira edição da principal liga de futebol americano em 1967, ela assina o troféu, que se tornou um dos mais reconhecidos símbolos do mundo esportivo.
Sua primeira versão foi projetada pelo ex-vice-presidente da Tiffany, Oscar Riedner. E, 1966, durante um encontro com Pete Rozelle, então comissário da NFL (National Football League), ele desenhou um rascunho inicial em um guardanapo do que vem a ser hoje uma versão robusta da bola de futebol em prata esterlina.
Pesando 7 quilos, medindo 55,8 centímetros de altura e avaliada em US$ 50 mil, a taça tem uma bola de futebol americana em tamanho regular esculpida em seu topo na posição do chute. Segundo a joalheria, esse design simboliza ‘o auge da glória’.
O processo de produção do troféu dura cerca de 4 meses e combina técnicas consagradas da ourivesaria com inovações de ponta. Após ser entregue em campo, no dia da final, o artigo volta às oficinas da Tiffany em Cumberland (Rhode Island) para gravar à mão o nome da equipe vencedora.
A origem do nome Vince Lombardi
Nos três primeiros anos, o troféu do Super Bowl tinha a gravação das palavras “World Professional Football Championship”. No entanto, em 1970, foi rebatizado como Troféu Vince Lombardi em uma homenagem ao famoso técnico de futebol-americano, que liderou o Green Bay Packers e venceu as duas primeiras edições do campeonato da NFL, em 1967 e 1968. Lombardi faleceu pouco depois de conquistar os títulos e seu nome foi dado à taça como reconhecimento por sua influência no esporte.