Natural de Vitória, empresária vai inaugurar loja no Shopping Cidade Jardim e fala dos filhos como fonte de inspiração e energia
Por Malu Pinheiro
A história de amor entre Carolina Neves e as joias já é antiga. Começa com o pai, apaixonado por pedras preciosas, e ganha força durante a faculdade, com a revenda de peças em prata – e cresce para se transformar na marca que leva o nome da fundadora e planeja novas lojas internacionais. “Eu acho que estava no meu destino. Eu já fazia parte daquilo indiretamente”, diz em entrevista à Glamour.
Antes de seguir este caminho, porém, a designer de joias de Vitória, Espírito Santo, fez faculdade de administração de empresas e chegou até mesmo a sonhar com um trabalho em uma multinacional. Uma mudança de ares trouxe novidades: “Quando eu fiz intercâmbio, minha cabeça virou. Antes, tudo o que eu queria era uma carreira fora do Brasil. Como sou descendente de libaneses e italianos, tenho uma veia comercial forte – e isso foi somado à veia artística, herdada da minha mãe. Mergulhei na escola de negócios e comecei a revender peças em prata. Daí, não larguei mais a joalheria”.
O mercado exigia estudo e, ao se aprofundar no universo da joalheria com cursos e viagens, Carolina foi sentindo a necessidade de trazer a própria essência e DNA para as peças. Assim nasce a Carolina Neves, marca que leva seu nome e olhar para compor a história e o colorido de cada item – explorando pedras como ametista e topázio, que fazem parte de suas coleções até hoje.
“Eu acredito que a gente não vende o peixe que a gente não come, sabe? Eu acreditei e bati o pé nesse produto. Sempre quero passar a verdade, contar uma história de uma joalheria autoral e com DNA”, detalha
Para fazer o negócio crescer, o caminho precisava ser (e foi) acompanhado de uma equipe de confiança. No início, Carolina era responsável por toda a parte administrativa, vendas, marketing e a própria produção. Quando seu marido entrou para cuidar da gestão, conta que só foi possível por terem acreditado no mesmo sonho, para, então, aumentar o quadro de funcionários.
“Eu sou muito grata a minha equipe que faz um trabalho muito redondo, e eu acho que essa equipe que a gente construiu passa a essência da marca pro cliente, assim consegue continuar a essência da Carolina Neves”, detalha e acrescenta: “Tivemos um aumento agora nesses dois anos de pandemia extremamente significativo no nosso mercado e temos que estar muito atentos a procedência de origem das nossas matérias primas. Isso é muito importante e eu acredito muito em fazer um trabalho honesto e sério”.
Com a chegada da pandemia, a preocupação era exatamente com os clientes. Como passar essa história? Como estar próxima? Carolina conta que na loja em Vitória, que é também um ateliê, costuma cozinhar para os clientes. “O espaço tem até cheiro de bolo”, brinca. No isolamento, então, enviava um motoboy com um bolo e um cartão escrito à mão.
Em paralelo aos desafios profissionais, o período ganhou ainda um fator extra de preocupação. Grávida de gêmeos, Carolina estava viajando quando a bolsa estourou, com 27 semanas, e precisou voltar correndo para casa. Os meninos nasceram e passaram noventa e cinco dias na UTI.
A fé e rede de apoio foram fatores fundamentais para enfrentar o momento. O trabalho completou o trio, trazendo ainda mais motivação para continuar em movimento. “Fiz uma dinâmica de trabalho louca. Tirava leite, atualizava as solicitações, ia para o hospital e ainda lancei três coleções durante esse período”, relembra.
Os meninos estão bem, em casa e a família já espera o novo integrante. Grávida, Carolina reflete sobre os aprendizados da maternidade e o impacto dos filhos na rotina intensa de trabalho: “Eu digo que hoje eu administro muito melhor o meu tempo, me sinto muito mais inspirada. Eu sou uma pessoa muito energética, acredito que eu tenho energia e eles me dão ainda mais. Me emociono muito em pensar em tudo que eu vivi”, diz.
Os aprendizados e dificuldades resultaram em metas ainda maiores para o futuro, que conversam com a Carolina sonhadora que começou seu negócio ainda durante a faculdade. Como próximos passos, a designer quer continuar crescendo, apresentando a marca para novas pessoas e contando histórias a partir de suas joias. Uma das etapas já programadas é a abertura de uma loja no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e em Teresina, no Piauí, além do projeto de outros pontos internacionais.