Prestes a completar 60 anos, empresa segue protagonista no mercado de joias no Brasil com 16% de market share
Na última sexta-feira, a Vivara (VIVA3) anunciou os resultados alcançados no quarto trimestre de 2021. A companhia atingiu R$ 701,7 milhões em receita bruta, um crescimento de 34,5% se comparado com o mesmo período de 2019 (antes da pandemia) e 17,6%, em relação aos últimos quatro meses de 2020, fechando o ano com a receita recorde de R$ 1.84 bilhão, lucro líquido de R$ 287,1 milhões e um robusto crescimento de 23,7% em relação a 2019. A maior rede de joalherias do Brasil registrou R$ 135,8 milhões de Ebitda ajustado no último trimestre, crescimento de 14,3% com relação ao mesmo período de 2019.
Segundo o CEO da Vivara, Paulo Kruglensky, há cerca de um ano a companhia divulgava os resultados frente a um período de grande superação e desafios. “Foi um período em que a capacidade de transformação e resiliência de todos teve um papel fundamental. Agora, celebramos mais um ano de bons resultados, atingimos o objetivo do nosso plano de expansão, abrindo o maior número de lojas em nossa história, 41 no total (sendo 21 lojas Vivara e 20 lojas Life) e, ainda assim, conseguimos rentabilizar nosso negócio”, afirmou.
Os investimentos no ano de 2021 totalizaram mais de R$ 100 milhões, o maior já realizado pela companhia. O montante foi empregado no plano de expansão orgânica da Vivara e da marca Life, aumento da capacidade produtiva da planta de Manaus, com a criação de mais de 250 vagas, da tecnologia e do e-commerce. Com isso, as vendas digitais registraram um crescimento de 162,5%, em relação ao quarto trimestre de 2019, representando 15,6% do faturamento do período e 17,4% no ano.
“Foi um ano de evolução na experiência digital de nossos clientes e das questões de omnicanalidade. Habilitamos as vendas interestaduais em mais de 50 praças, integramos as jornadas de compras, melhoramos a experiência do usuário e reduzimos o tempo de entrega. Ainda vemos muita oportunidade de melhoria e espaço para aproximar cada vez mais a experiência de compra em loja física à experiência de compra on-line.”, explica Kruglensky
No último ano, a empresa também acelerou suas iniciativas de sustentabilidade, passando a ter 100% dos fornecedores de joias e matéria prima auditados; o 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa, além ter participado de importantes eventos como Empresários pelo Clima e Amazônia COP26 e criado a Comissão de Sustentabilidade.
Sobre as perspectivas para o ano em curso, o executivo disse: “Vemos em 2022 um ano de oportunidades, principalmente para continuarmos crescendo em ritmo acelerado, abrindo ainda mais lojas e consolidando o mercado. Oportunidade também de rentabilizarmos a operação com um protagonismo cada vez maior da Life e uma alavancagem operacional mais eficiente, mesmo com mais de 90 lojas em maturação e investimentos relevantes em nossas frentes estratégicas”.