Pesquisa aponta o perfil de comportamento deste público que tem movimento um mercado bilionário
Por Hugo Rodrigues*
O estereótipo de nerd que conhecemos dos filmes e séries já está mais que ultrapassado. Hoje, esse público movimenta um mercado bilionário de estilo de vida, criatividade e entretenimento. Apenas Brasil, o mercado de games (que é apenas uma fração desse setor tão diverso) gerou uma receita de US$ 2,3 bilhões ano passado, com expectativa de crescimento de 5% este ano.
E para conhecermos mais de perto quem é o geek brasileiro, a Omelete Company, em sua pesquisa Geek Power, entrevistou mais de 6 mil pessoas para entender os comportamentos e atitudes dessa galera, desde dados demográficos até comportamentos financeiros. Confira abaixo.
Perfil demográfico
A grande parcela do público geek brasileiro é composta ´por solteiros(as), sem filhos e ensino médio completo.
– 78% têm até 34 anos
– 86% afirmam saber inglês
– 58% pertencem às classes B e C
Estilo de vida
– 80% moram em grandes centros ou capitais
– 53% não possuem carro
– 85% se sentem seguros para voltar aos eventos presenciais
– 46% afirmam pedir delivery pelo menos uma vez na semana
– 81% usam as redes sociais todos os dias, sendo o Instagram a rede mais lembrada (74%)
– 65% jogam vídeo games frequentemente
Consumo de entretenimento
– 84% consomem conteúdos da cultura pop todos os dias
– 47% acompanham anime
– 95% lêem dois livros ou HQs por mês
– 51% assinam 3 streamings ou mais ao mesmo tempo
Perfil financeiro
– 63% gastam mais de R$ 100,00 por mês com entretenimento
– 43% investem alguma quantia de dinheiro devido à incerteza política
E, por fim, a pesquisa publicada no Meio & Mensagem em março deste ano aponta que o público geek gasta 40% a mais que a média nacional, segundo dados da Rakuten Digital Commerce (2019).
*Hugo Rodrigues é Chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft Brasil e Aldeiah.