Pesquisa aponta que, em 2022, os consumidores se sentiram mais confortáveis usando apps móveis para realizar suas compras
Sua joalheria já tem um aplicativo como mais uma opção de canal de compras? Se ainda não, fique atento! Segundo o relatório “Expectativas do consumidor brasileiro sobre segurança de aplicativos móveis”, elaborado pela Appdome, 90,3% dos consumidores brasileiros se sentiram mais confortáveis usando aplicativos móveis do que computadores em 2022; o número representa 18% a mais do que os consumidores globais.
Divulgado no último dia 1°, o estudo ainda aponta que 35,9% dos brasileiros se sentiram “extremamente confortáveis” ao realizar compras usando aplicativos móveis, um aumento de 54,7% frente ao ano anterior e 58,1% acima da média global de 22,7%. 43,5% dos brasileiros fazem compras no smartphone o tempo todo e apenas 8,9% declararam preferir usar o computador ou a web em vez de apps.
Uso de apps
Em relação ao número de apps utilizados por dia, os brasileiros (73,7%) estão quase no mesmo nível que os consumidores globais (77,2%), entre aqueles que usam de um a 10. No entanto, o número de brasileiros que utilizam de 11 a 20 apps diariamente é 7% maior do que os consumidores globais. A parcela nacional dos que usam mais de 20 aplicações é 33% maior do que a mundial.
À pergunta “O uso do seu app favorito aumentou nos últimos 12 meses?”, 52,3% responderam que passaram mais tempo nesses aplicativos, contra 41,1% globalmente. Os consumidores brasileiros também foram mais de 95,3% mais propensos a gastar dinheiro usando apps, em 8,4%, contra 4,3% no mundo.
Apps mais usados
Dentre os três tipos de apps mais usados pelos brasileiros com alta frequência estão: mídias sociais (60,1%); mobile banking (47,6%); carteiras digitais, aplicativos de transferência de dinheiro e pagamento (46%); e delivery de comida (38,7%).
Em todas as categorias, exceto nas mídias sociais, os brasileiros superaram a média global de uso. Para carteiras digitais, foram 58,6% maiores, para pedidos e entrega de alimentos, 42,3%, e para apps bancários móveis, 13,9%.
Recursos de segurança
85,9% dos consumidores se preocupam com a segurança, afirmando que “protegê-los contra ameaças de segurança, fraude e malware é tão importante quanto novos recursos” ou “segurança é mais importante que novos recursos”. 64,6% afirmaram que proteção contra “ameaças de segurança, fraude e malware é tão importante quanto os recursos do seu aplicativo”. Apenas 14,2% declararam que é melhor “focar em recursos, não em segurança” ou que “recursos vêm em primeiro lugar”.
77,1% dos brasileiros disseram que se sentem “um pouco confortáveis”, “muito confortáveis” ou “extremamente confortáveis” compartilhando dados pessoais em apps. Os que se sentem “muito à vontade” ou “extremamente à vontade” em compartilhar dados em apps ficaram em 85,8%. Por outro lado, os brasileiros que dizem preferir o computador para compartilhar dados são apenas 10,1%, ou 26,7% menor do que globalmente.
“Os dados do relatório da Appdome representam a importância de enfatizar que o consumidor brasileiro espera segurança nos aplicativos que utiliza, principalmente no que diz respeito aos mais utilizados em sua rotina. Percebemos que mais usuários estão avaliando as marcas de acordo com a segurança que elas oferecem” disse Tom Chris Roeckl, CPO da Appdome.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa contemplou dados e respostas de 25 mil consumidores móveis em 12 países, incluindo Brasil, Argentina, Austrália, Colômbia, Alemanha, Israel, Holanda, Filipinas, Singapura, Espanha, Reino Unido e os Estados Unidos.
O relatório completo pode ser acessado em https://www.appdome.com/global-consumer-cyber-security-survey/.