Nos dias 16 e 17 de setembro, em Paris, a joalheria recepcionará cerca de 200 pessoas para interagir com seus profissionais. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas
Nos próximos dias 16 e 17 de setembro, em Paris, a Cartier abrirá as portas do seu Instituto de Joalheria para recepcionar cerca de 200 pessoas interessadas em descobrir as profissões que o universo da joalheria proporciona.
Durante a visita, os participantes serão divididos em grupos de 12 pessoas e farão um tour pelos três andares do estabelecimento. O programa inclui a apresentação de diversas etapas e técnicas envolvidas no processo de confecção de uma joia, como lapidação e cravação de gema, polimento e técnicas como a fundição e gravação em pedras preciosas.
Essa ação também dará a oportunidade de o público geral inscrito interagir com os artesões da Maison Cartier, podendo participar da criação de uma peça icônica: uma pantera, o símbolo da marca.
Esse é o segundo ano consecutivo que o Instituto promove essa iniciativa, por ocasião das Jornadas Europeias do Patrimônio. “A Casa Cartier tem o prazer de reabrir as portas do seu Instituto de Joalheria no âmbito das Jornadas Europeias do Património. O objetivo da proposta é partilhar com o público em geral os bastidores do nosso excepcional know-how, transmitido e preservados ao longo dos anos, mas também de ter a oportunidade de criar vocações entre os jovens para com profissões de excelência e futuro”, declarou Alexandre Auberson, diretor do Cartier Jewelry Institute.
“Para esta segunda edição, a Cartier quer permitir que os jovens considerem as excepcionais profissões deste universo ainda pouco conhecidas, tendo acesso direto aos artesões para poderem conversar livremente com eles sobre sua trajetória e o trabalho coitadinho”, completou Auberson.
Como participar?
O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas na página oficial das Jornadas Europeias do Patrimônio, pelo link https://journeesdupatrimoine.culture.gouv.fr/en/
Sobre o Instituto de Joalheria Cartier
Fundado em 2022, o Instituto de Joalheria Cartier dedica-se à formação contínua e à promoção da joalheria, visando garantir a longevidade dos seus vários ofícios e o desenvolvimento destas profissões através de um programa de formação personalizado.
Situado em mansão privada do século XVIII, o Instituto promove conhecimentos desde o enfiamento de pérolas à escultura em cera.
A participação ativa na transmissão de competências artesanais e na formação de futuros artesãos de joalheria tem resultado na contratação de 50 estagiários anualmente na Cartier.