Por Erica Mendes
Na palestra “Tendências Primavera-Verão 2017/18”, ministrada por Marcia Croce no mês passado, durante a 65ª FENINJER, a consultora fez uma analogia entre 3 grandes macrotendências comportamentais e a joalheria.
Pautada pela pesquisa do Senai Mix Design, ela chamou a atenção para os prazeres da desconexão. “O excesso de coisas e informações que as pessoas são submetidas diariamente abre espaço para a valorização do que é essencial. É o momento de pausar e repensar a vida”, explicou a palestrante.
Ainda segundo ela, são as desconexões que acalmam o estresse e a rotina desenfreada que funciona como um piloto automático, ligado quando o despertador toca todas as manhas.
E na joalheria, essa ordem de ‘aliviar os excessos’ se reflete nas peças delicadas, de pouco brilho, monocromáticas ou com cores calmas e suaves. São joias femininas, de formato orgânico, estrutura finas e fios alongados. Também fazem parte desta temática as joias florais, de superstição (amuletos), terapêuticas e de materiais alternativos.
Veja na galeria, a seleção que fizemos dos lançamentos apresentados nas vitrines da 65ª FENINJER que representam a Desconexão através do duo ‘simples e belo’.