Evento trará retrospectiva da história da joalheria, de 18 de abril a 18 de junho de 2024, em Veneza, em paralelo à inauguração da Bienal na cidade italiana
A Buccellati celebrará sua história com uma grande exposição rica em artesanato e criatividade. Nomeado de ‘The Prince of Goldsmiths, Rediscovering the Classics (em tradução livre, ‘O Príncipe dos Ourives, Redescobrindo os Clássicos’), o evento acontecerá de 18 de abril a 18 de junho, na Oficine 800, no Canal Giudecca, em Veneza, com inauguração propositalmente agendada para coincidir com o período da Bienal de Veneza 2024.
A escolha do título desta grande retrospectiva, “O Príncipe dos Ourives”, provém das palavras do poeta italiano Gabriele D’Annunzio, cuja amizade com Mario Buccellati testemunha a ligação da maison com a história italiana, desde que este último a fundou, em 1919, explicou Claudio Sbragion, diretor criativo do Balich Wonder Studio, empresa responsável pela produção da exposição.
Já o conceito, ‘Buccellati redescobrindo os clássicos’, retrata a missão natural de sua ourivesaria que, há mais de um século, desenha joias de beleza eterna, intocadas pelas tendências e guiadas pelas proporções clássicas de todas as artes italianas. A arquitetura clássica italiana, a pintura e a escultura inspiram as criações de ourivesaria e dialogam com as joias preciosas da exposição, que serão aprimoradas com vídeo que levam o visitante ao ‘mundo Buccellati.’
Com curadoria de Alba Cappellieri, a exposição está dividida em quatro partes, abordando de perto as gerações da família Buccellati, os acessórios de prata e ouro, os designs de prata mais famosos e, por fim, as joias. Para Buccellati, Veneza era o lar natural da retrospectiva. “Veneza é amplamente reconhecida como uma obra-prima de arte”, disse Marco Balich, presidente do Balich Wonder Studio. ‘Da mesma forma, Buccellati simboliza a beleza atemporal e a arte de ourivesaria que vive diariamente no mundo contemporâneo”. “A exposição que apresentaremos em Veneza é uma homenagem à nossa família e aos designers que, inspirados na arte clássica, na arquitetura e na escultura, criaram magníficas obras-primas”, afirmou a família Buccellati. ‘A exposição retrata os temas distintos das criações de Buccellati, destacando o artesanato e a preciosidade das peças “clássicas” tão importantes da nossa história. Adoramos a ideia de apresentar peças contemporâneas, bem como peças de arquivo e vintage de uma forma moderna e não convencional, através de apresentações interativas que são visuais, tácteis e envolvem todos os sentidos”.