O embrião da FENINJER
O chamado “Grupo dos 11” (apesar de serem 10 empresas), sendo composto por Costantini, Beta, Denoir, Duque SP, Duque AM, Metalforte, Metalnobre, MFS, Seculus e Stern Joias, realiza uma exposição de joias a bordo do transatlântico Italia C. O evento foi a semente da maior feira de joias da América Latina.
A primeira ‘Feira Brasileira de Joias’
O grupo organiza a primeira edição oficial deu uma feira no Hotel Hilton, em São Paulo, atraindo joalheiros comprometidos com a qualidade das joias e apaixonados por seu conteúdo simbólico.
Nasce a FENINJER
O evento adota oficialmente o nome FENINJER — Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins. Mais do que uma mudança de nomenclatura, a feira ganha maior prestígio e relevância no mercado.
Gestão profissional
O IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) assume a organização da feira, profissionalizando sua gestão. A FENINJER começa a ser realizada no Clube Hebraica.
Crescimento do evento
A FENINJER é transferida para o Hotel Transamérica, crescendo consideravelmente em tamanho e importância, favorecendo a melhor interação entre os expositores e compradores.
Catálogo oficial
Na 29ª edição, surge o primeiro catálogo oficial da feira, um embrião do que viria a ser a F. Magazine, com conteúdo relevante voltado ao público varejista, que integra o grupo de visitantes do evento.
Projeção internacional
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Governo Federal) começa a colaborar com a FENINJER, impulsionando a joalheria brasileira no mercado externo.
Novo marco
Na 34ª edição, a feira estreia no Transamérica Expo Center, consolidando-se como o principal evento do setor. Palestras e seminários começam a acontecer e autoridades e celebridades passam a visitar regularmente a feira.
Remodelação do catálogo
A publicação é transformada na F. Magazine, com a apresentação de diversas editorias, desde produtos a temas relacionados à gestão, tornando-se um importante canal de comunicação com os visitantes.
A criação da Maitê
Durante a 62ª FENINJER, os participantes elegem a personagem Maitê como a embaixadora virtual da feira, personificando o lifestyle da visitante e humanizando a promoção da feira
Presença digital
A feira expande sua presença no ambiente digital ao lançar o portal FENINJER, oferecendo conteúdo relevante diariamente aos profissionais do mercado joalheiro.
Adaptação à pandemia
A FENINJER realiza sua primeira edição totalmente virtual, com quatro eventos digitais (que aconteceram entre 2020 e 2021), respondendo aos desafios do momento.
Rebranding estratégico
Na 74ª edição, a feira se torna FENINJER+, ampliando seu mix de produtos para incluir tecnologia e design, alinhando-se às tendências globais do setor.
Lançamento da FENINJER PREVIEW
Em uma nova iniciativa virtual, a feira antecipa os lançamentos na semana que precede a feira física, contribuindo com os compradores para seleção de produtos e antecipação de orçamentos, além de capacitá-los com cursos e editoriais de tendências.
Celebração histórica
A FENINJER celebra um marco histórico ao chegar à sua 80ª edição, reafirmando sua posição como a principal e mais influente feira do setor joalheiro na América do Sul. São mais de quatro décadas de história e inovação, reunindo os maiores nomes da indústria em um evento que transcende o comércio e reflete o futuro da joalheria.
Os próximos anos
consolidada como vitrine do design brasileiro, a FENINJER seguirá em evolução, mantendo o compromisso, que começou há 40 anos, de inovar, refletir as tendências do setor e promover um diálogo constante com expositores e visitantes.
Rumo à 100 edição
Chegar à 80ª edição é uma conquista histórica, mas a jornada da FENINJER está longe de acabar. Suas ações estão voltadas para o futuro, com o objetivo de superar os desafios e manter-se relevante em um mercado em constante transformação, preservando o mesmo entusiasmo e a certeza de que seguirá fazendo história na joalheria brasileira.
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