Gabriel Moura
Se você procura um canal on-line onde possa vender joias é difícil pensar em um melhor que o Instagram. A rede social, baseada em imagem, oferece o ambiente perfeito para mostrar produtos e permite que você conquiste fãs fiéis e interaja com eles. Para aproveitar ao máximo essa oportunidade de compartilhamento social, confira algumas dicas:
Fotos com qualidade
Imagens de qualidade são obrigatórias no Instagram. Você pode ter duas fotografias de uma mesma peça com diferentes condições de iluminação e edição. Certifique-se de que suas fotos estão em foco e corte-as e edite-as com perfeição. Para o fundo, escolha uma superfície de cor neutra e não distorce as cores da joalheria. Você também pode tentar usar displays para exibi-las. Então, experimente e tente diferentes combinações de fundo e iluminação. Ao longo do tempo, você desenvolverá uma técnica perfeitamente adequada às suas jóias.
Descreva as jóias
Seu objetivo é persuadir um cliente potencial de que sua jóia vale a pena ser comprada. Seja claro ao descrever suas jóias e não esqueça detalhes importantes como dimensões, cores, materiais e opções; no entanto, conte uma história sobre suas jóias. Se possível, diga como foi criada: se foi usado materiais naturais, de onde vieram. Fale sobre seu efeito quando usado e dê sugestões para combinar com vestuário. Ao descrever as características de suas peças, você também deve mencionar os benefícios de tê-la. Para isso, precisa saber quem é seu cliente e entender o que importa para ele. Afinal, você quer que suas jóias façam parte de um estilo de vida – alcance os potenciais compradores que já gostam desse estilo e querem aproveitar ainda mais.
Use a hashtag
O uso adequado de hashtag aumentará a exposição de suas jóias no Instagram, alcançando novos seguidores. O Instagram permite que você inclua até 30 hashtags em cada imagem postada. Embora seja tentador usar tantas marcas de hash quanto possível, é melhor usar 5 – 15 hashtags relevantes para a foto que você está postando. Dois programas podem ajudar a encontrar as hashtags perfeitas: Websta ou Iconosquare. Basta inserir uma palavra-chave em sua área de pesquisa para encontrar hashtags relacionadas ao seu negócio.
Parceria com Instagram Influencers
Colaborar com Instagrammers influentes é uma das melhores maneiras de aumentar a popularidade da sua marca. Procure contas populares do Instagram relacionadas à moda e jóias e entre em contato com esses influenciadores para ver se eles estariam dispostos a apresentar seu produto em uma de suas postagens. Embora o trabalho com um influenciador custe dinheiro, esse tipo de colaboração é menor do que outras formas de publicidade on-line e deve levar a uma maior visibilidade, tráfego e vendas do site – desde que você encontre um influenciador ideal.
Publicação e interação
Uma vantagem é que você pode usar o Instagram de várias maneiras para promover o seu negócio. Pode adicionar tutoriais, mostrar itens que você cria ou publicar fotos de sua vida cotidiana. Nem todas as promoções precisam ser diretas. Muitas vezes, as postagens mais convincentes contam uma história em que suas jóias estão presentes. Mas lembre-se de responder aos comentários e mensagens. Interaja com clientes e fãs. É assim que você constrói uma legião de fãs.