FENINJER+

Diamantes amarelos superam expectativa em venda de leilão

Diamantes amarelos superam expectativa em venda de leilão

Diamantes amarelos superam expectativa em venda de leilão

Por Débora Rodrigues

Uma coleção de diamantes amarelos, que pertenceu à elite mineira da África do Sul, foi vendida em um leilão por valor muito acima do esperado, superando as expectativas. As joias permaneceram na família Cullinan, e agora foram leiloadas em dois lotes separados na venda Bonhams London Fine Jewellery, somando um total de US $ 773.350.

Um broche com três diamantes amarelos vívidos, pesando 5,29, 3,11 e 2,37 quilates, alcançou US $ 606,029. Um comprador on-line arrematou a peça depois de uma acirrada disputa, superando a estimativa de pré-venda de US $ 268.000 para US $ 402.000. O segundo lote, um par de diamantes amarelos vívidos e redondos, pesando 2,08 e 1,93 quilates, respectivamente, foram vendidos por US $ 167,319, quando a estimativa inicial era de $ 67,000 a $ 107,000.

Estes diamantes foram descobertos na década de 40, quando RV Cullinan – filho do magnata do diamante Thomas Cullinan – pediu ao diretor da De Beers, Pierre De Villiers, para lhe trazer alguns diamantes de sua visita a Kimberley. Durante a viagem de trem à mina, De Villiers mostrou o que ele comprou a Sir Thomas Oppenheimer, o fundador da Anglo American, e este disse ter algo melhor. Ele então lhe ofereceu os diamantes amarelos. De Villiers comprou alguns para si e levou os demais para Cullinan.

“Os diamantes amarelos brilhantes e extravagantes desta coleção são excepcionalmente bem combinados e possuem uma proveniência invejável”, disse Jean Ghika, diretor de jóias de Bonhams para o Reino Unido e a Europa.

Outros destaques do leilão incluíram um anel de diamante de marquise-cut, 7.73 quilates, F-color, VVS1 de clareza por Harry Winston, que vendeu por US $ 316.902 ou US $ 40.996 por quilate.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima