Black Friday pode ter um aumento de 18% em vendas

Data representa oportunidade para o varejo, inclusive de joias, atrair clientes para a loja

Por Renato Rinco

Black Friday está se tornando uma data tradicional no mercado brasileiro. Para este ano, a previsão é de que as vendas aumentem 18%, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcoom). Segundo a pesquisa, em 2018, 9 de 10 estabelecimentos registraram aumento no número das vendas somente na data comemorativa. Os dados, em comparação com o ano de 2017, registraram aumento de 23% no número de vendas, chegando a R$2,6 bilhões de reais.

A data exportada dos Estados Unidos vem se popularizando no país como um momento bom para as pessoas fazerem suas compras com desconto. Por seguir a tradição americana, onde a liquidação é feita um dia após o feriado de Ação de Graças, a data aqui no Brasil também segue este calendário e é feita na última sexta-feira de novembro.

Por ser um momento em que os descontos estarão em alta, as joalherias podem aproveitar a oportunidade para atrair novos clientes para a loja. Algumas lojas possuem o hábito de aumentar o valor final do produto e promover um desconto sobre ele, mas essa não é uma estratégia recomendada, pois os consumidores hoje estão bem informados e costumam fazer pesquisas de preço. A dica é aproveitar a data e dar descontos reais, especialmente em peças que estão encalhadas na loja.

Apesar do momento econômico do país não ser favorável, a Black Friday funciona como um termômetro nas vendas do país, uma vez que a data é próxima das compras de final de ano. Será portanto, um teste para aquecer a equipe e fazer os ajustes necessários para aproveitar melhor as vendas do Natal.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado