Bracelete com gemas coloridas é a joia mais cara já vendida em um leilão

A joia da  coleção Tutti Frutti, da Cartier, foi vendida por mais de US $ 1,3 milhão

Por Caroline Sanches

O vibrante e colorido bracelete Tutti Frutti, da Cartier, se tornou a joia mais cara já vendida em um leilão online. Criada na década de 1930, a joia foi vendida por mais de US $ 1,3 milhão, superando a estimativa de US $ 800.000. O feito foi celebrado não só pela Sotheby´s, mas por toda comunidade joalheira que anseia por boas notícias em relação a retomada do setor no mundo.

Os leilões on-line têm aumentado em número e resultados nos últimos anos, principalmente em casas como a Sotheby’s e a Christie, mas normalmente são reservados para lotes que exigem preços mais baixos. Mesmo com as vendas de leilões digitais crescendo mais rápido do que nunca durante o atual período de pandemia, o resultado tem surpreendido os especialistas.

É bem verdade, no entanto, que se tratou de uma peça muito especial. “Tutti Frutti” se tornou um dos estilos de joalharia mais famosos do século XX. A história de seu design é tão atraente quanto suas cores vibrantes. Foi inspirada pela primeira vez nas pedras coloridas das joias indianas.

Em 1901, a rainha Alexandra, ao receber três vestidos de Mary Curzon, esposa do vice-rei da Índia, pediu a Cartier de Paris para criar um colar que se harmonizasse com o estilo dessas roupas, usando joias indianas dadas como presentes na Coleção Real. Desse pedido foi criado um elegante colar com 71 pérolas, 94 esmeraldas e duas esmeraldas quadradas descritas como “talismãs”.

A partir daí surgiu uma nova direção criativa para a Cartier, que passou a ter a Índia como principal referência. O contato direto com a joalheria tradicional indiana, marcada pela exuberância da mistura de cores, além de motivos florais e os diferentes tipos de lapidações de pedras, influenciaram profundamente os designers da grife.

A ousada combinação de rubis esculpidos, esmeraldas e safiras com a aparência geométrica de platina e diamante conquistou o mundo das joias para sempre. Até hoje a coleção é tida como um casamento perfeito do Oriente e do Ocidente.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado