Chanel: joias inspiradas no centenário perfume Nº 5

A luxuosa coleção Nº 5 exibe 123 joias em uma releitura do frasco e da história da lendária fragrância que comemora 100 anos em 2021

Por Erica Mendes

Em 2021, o lendário perfume Chanel N.º 5 celebra 100 anos e para marcar a data, a grife francesa lançou joias luxuosas inspiradas no frasco, na tampa, nas notas florais olfativas, no nome e na história da fragrância.
Patrice Leguéreau, diretor do estúdio de criação de joias da Chanel, explorou todas as facetas do perfume – idealizado por Gabrielle Chanel e o perfumista Ernest Beaux em 1921 – para dar vida às joias da Coleção Nº 5.
Segundo ele, “Gabrielle Chanel abordou esses dois mundos (perfumaria e joalheria) com os mesmos valores visionários, privilegiando a ousadia e a busca pela excelência. Queria encontrar este gesto criativo nesta coleção, pensada como uma viagem pelos meandros da alma do perfume Nº 5, desde a arquitetura do frasco à explosão olfativa da fragrância”.
Sobre seu processo criativo, Leguereau explicou que dedicou bastante tempo à pesquisa: “Fui a Grasse (França) onde as flores do Nº 5 são cultivadas. Voltei e reli os livros, olhei para o primeiro frasco do Nº 5 guardado nos arquivos e mergulhei no universo”.
Com mais de 120 peças, esta é a maior coleção de alta joalheria até hoje. Confira algumas delas abaixo.

Crédito: Divulgação Chanel

Com certeza a joia principal da coleção é o colar ’55.55’ que exibe um raro diamante de cor D Flawless de 55,55 cts, em uma óbvia referência ao nome da fragrância, com lapidação exclusiva que remete à silhueta da tampa. A joia traz ainda outros 104 diamantes redondos, 42 diamantes baguete e uma cascata de diamantes gota que se propaga como o ‘bouquet’ do perfume. O cuidado à exatidão dos códigos do perfume também é visto no fecho em forma do número cinco.
Considerado pela própria maison como um ícone máximo de sua joalheria, o colar será preservado como património da marca e símbolo deste centenário. Ele ficará em exposição no endereço da grife dedicado à alta-joalheria, na Place Vendôme, em Paris.

Crédito: Divulgação Chanel

Também inspirado no ‘bouquet’ do perfume, o anel exibe as flores que são predominantes nas notas olfativas do Chanel Nº5.

Crédito: Divulgação Chanel

Todas as mulheres que passeiam com o Chanel Nº5 deixam um rasto perfumado. Este colar representa a essência que a fragrância emana. Topázios imperiais e safiras amarelas evocam tanto a cor dourada do líquido do N° 5 como o jasmim e a rosa em um aceno às notas principais do perfume.

Crédito: Divulgação Chanel

Quase tão icónico quanto o nome Chanel é o número 5. Este anel simboliza a forma como o Nº5 da Chanel solidificou o seu lugar em um mercado tão concorrido e com nova proposta.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado