Com apoio da grife, os turistas poderão voltar a desfrutar de um dos tesouros arqueológicos mais amados da Itália
Débora Rodrigues
A Bulgari está se mobilizando para restaurar um marco romano. A empresa de joias italiana, cuja sede está instalada na capital da Itália, está doando 500 mil euros para desenvolver o sítio arqueológico da Área Sacra, no Largo Argentina, que será acessível e regularmente aberto a visitas pela primeira vez. A Bulgari é controlada pela LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.
O montante será acrescentado aos restantes 485,594 euros dos fundos destinados à restauração da Escadaria Espanhola, conforme acordo assinado pela Bulgari em 2014, no qual foi estabelecido que quaisquer fundos remanescentes seriam atribuídos a projetos que preservassem o património cultural da região. Na época, a joalheria revelou que planejava apoiar a restauração da Escadaria Espanhola e se comprometeu a doar 1,5 milhão de euros.
“Estamos muito orgulhosos deste presente adicional para a Cidade Eterna: após a restauração da Escadaria Espanhola, que sempre foi um ponto de encontro para romanos e turistas, vamos melhorar outro local no centro da vida social e espiritual da cidade”, disse Jean-Christophe Babin, diretor executivo do Grupo Bulgari. “Os visitantes finalmente poderão admirar vestígios bonitos e importantes de perto, em uma praça cercada por edifícios renascentistas e medievais. Uma amplitude cultural que apenas uma cidade como Roma pode oferecer ao mundo”.
A conclusão das obras, que contemplarão a construção e instalação de passarelas que possibilitarão a exploração segura da área, e a criação de um museu e serviços públicos, está prevista para meados de 2021.
A área é o maior complexo do período republicano. Ele hospeda quatro templos romanos que vão desde o quarto para o segundo séculos aC e inclui a base do tufo da Cúria de Pompeu, onde Júlio César foi assassinado em 15 de março em 44 aC
“Roma, a capital da história e da vida contemporânea, poderá desfrutar novamente de um dos sítios arqueológicos mais amados no coração da cidade, graças à Bulgari”, disse Virginia Raggi, prefeita de Roma, acrescentando que o objetivo é para aumentar o acesso a locais culturais na cidade.