Conheça o maior diamante quadrado do mundo

A gema tem 302 quilates de puro luxo

Por Gabriel Moura

A joalheria de luxo Graff apresentou sua mais recente e maior criação de diamantes, a Graff Lesedi La Rona. Trata-se uma gema com nada menos que 302,37 quilates de de padrões excepcionais, que está sendo tratada como o maior exemplar do mundo de diamante quadrado com lapidação esmeralda. A empresa também afirma que é a pedra de “maior pureza já classificado pelo Instituto Gemológico da América (GIA)”.

Laurence Graff, fundador da joalheria conhecida por suas joias de alta tecnologia, responsável por cortar e lapidar a maioria dos 20 maiores diamantes descobertos neste século, declarou à imprensa: “Meu caso de amor com diamantes é antigo e lapidar o Graff Lesedi La Rona tem sido uma honra. Este diamante está além das palavras”, disse ele. “Todos os nossos conhecimentos, habilidades e realizações contribuíram para a elaboração desta incrível obra-prima de diamantes, que é extraordinária em todos os sentidos”. O Graff Lesedi La Rona, avalia o joalheiro, é um diamante com um corte e proporções excepcionais, ganhando o seu lugar na história como o maior e melhor do seu tipo no mundo.”

O grau de cor D da gema (que significa incolor) é a classificação mais alta da escala de cores GIA. É raro qualquer diamante conseguir isso, muito menos um de mais de 300 quilates. É o principal diamante lapidado a partir do Lesedi La Rona de 1.109 quilates, comprado em 2017 por Laurence Graff. Além do diamante principal, 66 diamantes “satélites” foram polidos do bruto, variando em tamanho de menos de um quilate até mais de 26 quilates. Cada diamante é inscrito com “Graff, Lesedi La Rona” e seu número exclusivo de GIA e é acompanhado com um certificado de autenticidade de Graff e GIA.

O diamante bruto de 1.109 quilates, mais ou menos do tamanho de uma bola de tênis, teve uma existência breve. Foi descoberto pela Lucara Diamond Corp., uma empresa canadense de mineração de diamantes, em novembro de 2015, na mina de Karowe, em Botsuana. É o maior diamante de qualidade de gema descoberto em mais de 100 anos e o segundo maior da história. Seu tamanho é superado apenas pelo lendário Cullinan Diamond, de 3.016,75 quilates, extraído na África do Sul em 1905, que produziu nove diamantes importantes que fazem parte das Joias da Coroa Britânica.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado