FENINJER+

5 livros recomendados por Bill Gates

5 livros recomendados por Bill Gates

5 livros recomendados por Bill Gates

Empresário divulgou sua tradicional lista anual de livros com os títulos favoritos de 2021

Por Erica Mendes

Quem acompanha Bill Gates ou já assistiu o documentário “O Código Bill Gates”, sabe que o empresário é um leitor nato e tem a tradição de divulgar anualmente seus livros favoritos. E no final de 2021 não foi diferente: ele publicou uma lista de recomendação no seu blog, o ‘Gates Notes’.

Dos cinco livros, quatro já tem versão em língua portuguesa. Em relação aos gêneros literários, dois são de ficção científica – Gates destaca que ambos o fizeram pensar em como as pessoas podem usar a tecnologia para responder aos desafios -, dois são de não ficção sobre ciência de ponta e um romance – que, segundo ele, o fez “olhar para uma das figuras mais famosas da história sob uma nova luz”. São eles:

A Decodificadora (ou “Code Breaker”, em inglês), de Walter Isaacson

Editora: Intrínseca, Idioma: Português: Páginas 576

Escrita pelo mesmo biógrafo de Albert Einstein, Steve Jobs e Leonardo da Vinci, “A Decodificadora” desvenda a trajetória de Jennifer Doudna, ganhadora do Nobel de Química em 2020 por trabalhos com uma ferramenta de edição de genes humanos — a CRISPR. O livro mostra a paixão de Jennifer pela biologia e o processo na descoberta da capacidade de coordenar mutações genéticas, além de trazer a cientista como um importante figura na discussão ética da manipulação do DNA.

Klara e o Sol (ou Klara and the Sun, em inglês), de Kazuo Ishiguro

Editora: Companhia das Letras, Idioma: Português, Páginas: 336

A obra se passa em um futuro distópico com robôs “companheiros” — aqui, eles não são controladores ou supermáquinas e sim amigos artificiais que convivem com humanos e podem ser adquiridos em lojas. Klara, um desses robôs, é levada para ser a companhia de Josie, uma adolescente de 14 anos que sofre com uma doença grave. Ao conviver com a jovem, Klara conta suas observações e seus desejos de uma vida fora das vitrines da loja.

Hamnet, de Maggie O’Farrell

Editora: Intrínseca, Idioma: Português, Páginas: 384

Em uma referência à obra Hamlet, de Shakespeare, o livro traz a narrativa de Agnes, esposa do autor inglês, e como a morte precoce do filho do casal inspirou uma das peças mais famosas do marido. O romance é ambientado em meio ao casamento abalado pela perda do filho, a mudança de Agnes para Londres, para estar perto de Shakeapeare e a reconstrução da família — que também tinha outras filhas — diante do ofício do pai e da dor do luto.

Devoradores de estrelas (ou Project Hail Mary, em inglês), de Andy Weir

Editora: Suma, Idioma: Português, Páginas: 424

A ficção de Weir é a aposta após o livro “Perdido em Marte”, que ganhou adaptação para o cinema em 2015. No novo livro, Ryland Grace é um astronauta sobrevivente de uma missão que matou todos os seus companheiros. Fora da Terra, Grace precisa, porém, trabalhar em um combate que pode salvar toda a humanidade: proteger a espécie humana de uma bactéria mortal. O problema é que, no incidente que matou seus dois companheiros, Grace perdeu a memória e vai lutar contra o tempo e o espaço para recuperar suas lembranças e ser capaz de exterminar a ameaça a Terra.

A Thousand Brains: A New Theory of Intelligence, de Jeff Hawkins

Editora: Basic Books, Idioma: Inglês, Páginas: 288

A obra, lançada em março de 2021, fala do funcionamento da inteligência artificial (IA) e em como ela é relacionada ao aprendizado de um cérebro humano. Durante os capítulos, é abordado o conceito de “inteligência” e como o cérebro possui um processo de criação dessa capacidade — assim como as máquinas que aplicam IA em seus sistemas. O livro é fruto do trabalho de Jeff Hawkins na pesquisa sobre neurociência, engenharia computacional e obras literárias.

 

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima