Novo livro de Eliana Gola traz um rico panorama sobre o desenvolvimento do setor joalheiro nas últimas décadas
Por Cláudia Santana
Quem é interessado em joalheria certamente vai gostar de saborear as páginas do novo livro de Eliana Gola. A designer, consultora, palestrante e autora de livros lançará na 70ª FENINJER a obra A Joia do Brasil: moda, tecnologia e costumes nos últimos 50 anos.
Em suas mais de 300 páginas, o livro retrata histórias, bastidores e fatos que marcaram o desenvolvimento da joalheria no Brasil nos últimos 50 anos. “Resolvi escrever esse livro por uma necessidade pessoal de compreender a razão de um país como o Brasil, com tantas riquezas naturais e talentos, não ter a joalheria como um dos pilares da economia”, revela Eliana.
A partir dessa ideia, a autora desenvolveu uma pesquisa profunda e conversou com expoentes do setor para reconstruir a trajetória da joia brasileira. O resultado é um livro interessante e com pitadas de nostalgia, que relembra o passado recente vivido por profissionais e empresas que escreveram essa história. Isso tendo como pano de fundo a política, a economia e cultura do nosso país.
“O livro fala sobre mineração, cultura e política, sorte e azar, decisões que moldaram a joia brasileira, além de analisar criticamente, prever cenários futuros e abordar uma questão fundamental: como um país com tantas riquezas naturais, talentos criativos e know how de qualidade trazido por imigrantes empreendedores, não se tornou uma referência mundial em joalheria?”.
Para contribuir para esse debate e saber mais sobre o assunto, vale a pena ler o livro e prestigiar o seu lançamento, que acontecerá nesse domingo, 02 de fevereiro, às 17h, entre as palestras magnas da 70ª FENINJER. Não perca!